Page 6 - Formação Docente
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APRESENTAÇÃO





          A formação continuada docente é uma questão primordial quando se trata da
          qualidade social da educação, sobretudo no que diz respeito à prática docente.
          Afinal, é a ação do educador que articula o currículo em sala de aula e favorece o
          ensino e a aprendizagem. Permite ao educador agregar novos conhecimentos ca-
          pazes de transformar o contexto escolar e, consequentemente, a vida dos sujeitos
          destinatários da missão Marista.
          A valorização da formação docente é pauta na política educacional brasileira,
          expressa no Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), nas metas 15, 16, 17 e
          18, que buscam assegurar formação em nível superior para todos os professores
          da educação básica, aumento na quantidade de docentes com pós-graduação,
          bem como a equiparação salarial com profissionais de escolaridade equivalente.
          No contexto internacional, o Fórum Mundial de Educação realizado em 2015 na
          cidade de Incheon promoveu discussões entre 160 países sobre objetivos e desa-
          fios da educação. Naquele contexto, a Unesco promoveu a elaboração da Declara-
          ção de Incheon (UNESCO, 2015), que incluiu como Objetivo de Desenvolvimento
          Sustentável (ODS) “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e
          promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Para a
          UNESCO (2015, p.54), a realização de uma educação de qualidade está condicio-
          nada à formação docente:

                      Como os professores são condição fundamental para garantir
                      uma educação de qualidade, professores e educadores deveriam
                      ser empoderados, adequadamente contratados e remunerados,
                      motivados, profissionalmente qualificados, além de contar com
                      o apoio de sistemas bem financiados, eficientes e governados de
                      forma eficaz.
          Para além das diretrizes expressas em políticas públicas, a valorização da ação
          docente e de sua contínua formação são preceitos importantes no contexto da
          educação evangelizadora. Papa Francisco, ao discursar para a União católica ita-
          liana de professores, dirigentes, educadores e formadores no Vaticano, em 2015,
          declarou (SAYAGO (org.), 2019, p. 70): “Para aprender os conteúdos é suficiente o
          computador, mas para entender como se ama, compreender quais são os valores
          e os hábitos que criam harmonia na sociedade, é necessário um bom professor. ”.
          Nessa perspectiva, o Marista Centro-Norte, por meio da Coordenação Educacio-
          nal da Gerência Socioeducacional, deu um importante passo no aperfeiçoamento
          de sua prática pastoral pedagógica ao criar o Grupo de Trabalho Formação Docen-
          te em 2018. Fizeram parte do GT especialistas e educadores Maristas que assu-
          miam diferentes frentes de atuação na área educacional: coordenador educacio-



           6   Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
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