Page 6 - Formação Docente
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APRESENTAÇÃO
A formação continuada docente é uma questão primordial quando se trata da
qualidade social da educação, sobretudo no que diz respeito à prática docente.
Afinal, é a ação do educador que articula o currículo em sala de aula e favorece o
ensino e a aprendizagem. Permite ao educador agregar novos conhecimentos ca-
pazes de transformar o contexto escolar e, consequentemente, a vida dos sujeitos
destinatários da missão Marista.
A valorização da formação docente é pauta na política educacional brasileira,
expressa no Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), nas metas 15, 16, 17 e
18, que buscam assegurar formação em nível superior para todos os professores
da educação básica, aumento na quantidade de docentes com pós-graduação,
bem como a equiparação salarial com profissionais de escolaridade equivalente.
No contexto internacional, o Fórum Mundial de Educação realizado em 2015 na
cidade de Incheon promoveu discussões entre 160 países sobre objetivos e desa-
fios da educação. Naquele contexto, a Unesco promoveu a elaboração da Declara-
ção de Incheon (UNESCO, 2015), que incluiu como Objetivo de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e
promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Para a
UNESCO (2015, p.54), a realização de uma educação de qualidade está condicio-
nada à formação docente:
Como os professores são condição fundamental para garantir
uma educação de qualidade, professores e educadores deveriam
ser empoderados, adequadamente contratados e remunerados,
motivados, profissionalmente qualificados, além de contar com
o apoio de sistemas bem financiados, eficientes e governados de
forma eficaz.
Para além das diretrizes expressas em políticas públicas, a valorização da ação
docente e de sua contínua formação são preceitos importantes no contexto da
educação evangelizadora. Papa Francisco, ao discursar para a União católica ita-
liana de professores, dirigentes, educadores e formadores no Vaticano, em 2015,
declarou (SAYAGO (org.), 2019, p. 70): “Para aprender os conteúdos é suficiente o
computador, mas para entender como se ama, compreender quais são os valores
e os hábitos que criam harmonia na sociedade, é necessário um bom professor. ”.
Nessa perspectiva, o Marista Centro-Norte, por meio da Coordenação Educacio-
nal da Gerência Socioeducacional, deu um importante passo no aperfeiçoamento
de sua prática pastoral pedagógica ao criar o Grupo de Trabalho Formação Docen-
te em 2018. Fizeram parte do GT especialistas e educadores Maristas que assu-
miam diferentes frentes de atuação na área educacional: coordenador educacio-
6 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente