Page 10 - Formação Docente
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1. CAMINHOS DA
FORMAÇÃO
DOCENTE MARISTA
CENTRO-NORTE
A valorização dos educadores maristas e a promoção do cresci-
mento pessoal, profissional e espiritual são princípios que orien-
tam a implementação do Projeto Educativo do Brasil Marista
(UMBRASIL, 2010, p. 73)
O ofício de educar na missão Marista exige a sabedoria de lidar com as mudanças,
buscar conhecimentos de excelência e formar os estudantes em uma perspectiva
de educação integral, humana e espiritual. Nesse percurso, os educadores da rede
são chamados a refletir sobre sua prática pedagógica-pastoral e a desenvolver,
por meio de seu ofício, o Projeto Educativo do Brasil Marista.
O maior propósito, junto aos educadores, é mobilizá-los dentro do cotidiano
escolar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à
prática, ao exercício do magistério, percebendo com maior desenvoltura as
necessidades do contexto social do espaço escolar, para respostas mais assertivas
e intencionais, exigindo esforço coletivo de todos os partícipes para atualização e
desenvolvimento profissional.
A formação continuada proporcionada aos educadores, no espaço marista,
propõe revisitar processos metodológicos, em resposta às demandas da
sociedade contemporânea. Essa prática busca maior entendimento quanto às
necessidades de intervenção, possibilitando intencionalidade junto ao potencial
de conhecimento técnico do professor para uma práxis mais significativa em sala
de aula.
A opção por discutir a Prática de Formação representa uma necessidade em
potencializar o processo de formação continuada dos educadores para o alcance
de melhores resultados, bem como o aprimoramento de sua atuação em sala de
aula. Dentro dessa perspectiva, a gestão escolar, responsável pela orientação dos
processos pedagógicos, tem responsabilidade com a continuidade da formação
dos educadores, proporcionando no ambiente escolar um clima que favoreça o
desejo continuado do educar por sua aprendizagem.
Nesse processo, o Grupo de Trabalho (GT) Formação Docente realizou uma
consulta a todas as unidades educacionais com o objetivo de traçar o perfil dos
10 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente