Page 10 - Formação Docente
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1. CAMINHOS DA


          FORMAÇÃO


          DOCENTE MARISTA

          CENTRO-NORTE


                      A valorização dos educadores maristas e a promoção do cresci-
                      mento pessoal, profissional e espiritual são princípios que orien-
                      tam a implementação do Projeto Educativo do Brasil Marista
                                                 (UMBRASIL, 2010, p. 73)
          O ofício de educar na missão Marista exige a sabedoria de lidar com as mudanças,
          buscar conhecimentos de excelência e formar os estudantes em uma perspectiva
          de educação integral, humana e espiritual. Nesse percurso, os educadores da rede
          são chamados a refletir sobre sua prática pedagógica-pastoral e a desenvolver,
          por meio de seu ofício, o Projeto Educativo do Brasil Marista.
          O maior propósito, junto aos educadores, é mobilizá-los dentro do cotidiano
          escolar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à
          prática,  ao  exercício  do  magistério,  percebendo  com  maior  desenvoltura  as
          necessidades do contexto social do espaço escolar, para respostas mais assertivas
          e intencionais, exigindo esforço coletivo de todos os partícipes para atualização e
          desenvolvimento profissional.
          A formação continuada  proporcionada  aos educadores, no espaço marista,
          propõe revisitar processos metodológicos, em resposta às demandas da
          sociedade contemporânea. Essa prática busca maior entendimento quanto às
          necessidades de intervenção, possibilitando intencionalidade junto ao potencial
          de conhecimento técnico do professor para uma práxis mais significativa em sala
          de aula.
          A opção por discutir a Prática de Formação representa uma necessidade em
          potencializar o processo de formação continuada dos educadores para o alcance
          de melhores resultados, bem como o aprimoramento de sua atuação em sala de
          aula. Dentro dessa perspectiva, a gestão escolar, responsável pela orientação dos
          processos pedagógicos, tem responsabilidade com a continuidade da formação
          dos educadores, proporcionando no ambiente escolar um clima que favoreça o
          desejo continuado do educar por sua aprendizagem.
          Nesse processo, o Grupo de Trabalho (GT) Formação Docente realizou uma
          consulta a todas as unidades educacionais com o objetivo de traçar o perfil dos




           10  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
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