Page 8 - Formação Docente
P. 8
DE CHAMPAGNAT PARA OS DIAS ATUAIS
Ao fundar o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria, São Marcelino Champagnat
(1789 – 1840), estabeleceu a formação inicial e continuada dos Primeiros Irmãos,
maristas de primeira hora, como um princípio e uma prioridade, por entender que
dela, dependia, em grande parte, a excelência da missão a ser vivenciada junto às
crianças, os adolescentes e os jovens de sua época.
Tendo os alunos e os professores como protagonistas e interlocutores diretos
do processo evangelizador e educativo, o nosso fundador reunia anualmente, os
Irmãos, por ocasião do retiro ou sempre que possível, inicialmente em La Valla e
posteriormente em L’Hermitage para viver o carisma, a espiritualidade e estudar,
garantindo sempre um bom reforço na formação humana e espiritual dos maris-
tas, como atesta o documento Missão Educativa Marista (2000, p. 21-22):
Entre 1817 e 1824, iniciou uma escola primária em La Valla, uti-
lizando-a como centro de formação docente para os seus jovens
Irmãos, aproveitando-se a ocasião para a experiência e a prática.
(…) A pequena comunidade havia crescido e Marcelino Cham-
pagnat construiu, entre 1824 e 1825, uma grande casa de forma-
ção, em um vale perto da cidade de Saint Chamond. Denominada
Notre Dame de L’Hermitage, era, ao mesmo tempo, para os Ir-
mãos, mosteiro e centro de formação docente.
Vemos por esse trecho da Missão Educativa Marista (2000) que Champagnat fun-
dou junto ao Instituto, no mesmo ano de 1817, um centro de formação docente
que unia teoria e prática. Desse modo, o Instituto Marista tem como legado a prio-
ridade da formação docente como uma estratégia essencial no cumprimento da
missão de formar bons cristãos e virtuosos cidadãos. Para a época, vemos que essa
perspectiva de formação a partir das experiências docentes era muito avançada e
inovadora.
Em sintonia com os princípios maristas, acreditamos que a qualidade social da
educação passa, indubitavelmente, pela excelência da formação docente inicial
e continuada, em necessária articulação com as instituições de ensino superior
como corresponsáveis e parceiras nesse caminho de qualificação profissional na
perspectiva da reflexividade crítica.
8 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente