Page 8 - Formação Docente
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DE CHAMPAGNAT PARA OS DIAS ATUAIS
          Ao fundar o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria, São Marcelino Champagnat
          (1789 – 1840), estabeleceu a formação inicial e continuada dos Primeiros Irmãos,
          maristas de primeira hora, como um princípio e uma prioridade, por entender que
          dela, dependia, em grande parte, a excelência da missão a ser vivenciada junto às
          crianças, os adolescentes e os jovens de sua época.
          Tendo os alunos e os professores como protagonistas e interlocutores diretos
          do processo evangelizador e educativo, o nosso fundador reunia anualmente, os
          Irmãos, por ocasião do retiro ou sempre que possível, inicialmente em La Valla e
          posteriormente em L’Hermitage para viver o carisma, a espiritualidade e estudar,
          garantindo sempre um bom reforço na formação humana e espiritual dos maris-
          tas, como atesta o documento Missão Educativa Marista (2000, p. 21-22):
                      Entre 1817 e 1824, iniciou uma escola primária em La Valla, uti-
                      lizando-a como centro de formação docente para os seus jovens
                      Irmãos, aproveitando-se a ocasião para a experiência e a prática.
                      (…) A pequena comunidade havia crescido e Marcelino Cham-
                      pagnat construiu, entre 1824 e 1825, uma grande casa de forma-
                      ção, em um vale perto da cidade de Saint Chamond. Denominada
                      Notre Dame de L’Hermitage, era, ao mesmo tempo, para os Ir-
                      mãos, mosteiro e centro de formação docente.
          Vemos por esse trecho da Missão Educativa Marista (2000) que Champagnat fun-
          dou junto ao Instituto, no mesmo ano de 1817, um centro de formação docente
          que unia teoria e prática. Desse modo, o Instituto Marista tem como legado a prio-
          ridade da formação docente como uma estratégia essencial no cumprimento da
          missão de formar bons cristãos e virtuosos cidadãos. Para a época, vemos que essa
          perspectiva de formação a partir das experiências docentes era muito avançada e
          inovadora.
          Em sintonia com os princípios maristas, acreditamos que a qualidade social da
          educação passa, indubitavelmente, pela excelência da formação docente inicial
          e continuada, em necessária articulação com as instituições de ensino superior
          como corresponsáveis e parceiras nesse caminho de qualificação profissional na
          perspectiva da reflexividade crítica.















           8   Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
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