Page 11 - Formação Docente
P. 11

educadores marista e compreender as demandas das equipes técnica e docente
                    em relação à formação continuada. Essa consulta trouxe informações que
                    auxiliaram na construção de uma proposta de formação docente continuada que
                    dialoga com a identidade da rede.


                    1.1 CONSULTA EM REDE
                    Em agosto de 2018, a Gerência Socioeducacional do Marista Centro-Norte entrou
                    em contato, por e-mail, com as unidades educacionais para mobilizar sua parti-
                    cipação nas ações do Grupo de Trabalho Formação Docente. Nesse contexto, foi
                    enviado um formulário de consulta on-line com 23 questões, orientadas a diag-
                    nosticar: a) impressões e graus de satisfação do corpo docente do Marista Centro-
                    -Norte em relação aos processos de formação continuada docente já existentes,
                    bem como seus anseios e suas demandas em relação aos mesmos e; b) impressões,
                    graus de satisfação e expectativas da equipe técnica do Marista Centro-Norte em
                    relação aos processos de formação continuada docente.
                    Ao todo, responderam ao questionário 778 professores de 27 unidades educacio-
                    nais, apresentados por segmento no Quadro 1. A pesquisa foi realizada entre 1 a
                    10 de agosto de 2018, de forma on-line. As perguntas objetivas, com indicação de
                    alternativas na resposta, foram tabuladas em gráficos e percentuais, já as pergun-
                    tas abertas foram analisadas por afinidade temática e organizadas por segmento.
                    Nesse percurso, foi possível construir um perfil do educador marista, sua relação
                    com a instituição e suas perspectivas para a formação docente.
                    Sobre esse aspecto, a equipe de professores do Marista Centro-Norte é composta
                    majoritariamente por mulheres, concentradas nos segmentos da Educação In-
                    fantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Já os homens são maioria nos Anos
                    Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Mais de 90% do corpo docente
                    está acima dos 30 anos de idade, 41,0% na faixa de 30 a 39 anos e 33,4% entre 40 a
                    49 anos de idade.
                    Quadro 1: Segmento de atuação dos professores respondentes da consulta.




                                                Identifique o segmento em que atua:
                                                  Educação Infantil
                                                  Fundamental I - 1º ao 5º ano
                                                  Fundamental II - 6º ao 9º ano
                                                  Ensino Médio
                                                Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.






                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16