Page 15 - Formação Docente
P. 15

Interessa-nos aqui destacar a relação desse grupo com as formações docentes
                    realizadas pelo Marista Centro-Norte e as possibilidades de aprimoramento do
                    percurso formativo. Os educadores da Educação Infantil avaliaram a formação
                    nas unidades realizadas semanalmente e as ações formativas presenciais como
                    modelos de formação que mais atendiam suas necessidades. Os temas elencados
                    como prioritários variaram, sendo “as metodologias pedagógicas” o de maior in-
                    teresse desses profissionais.
                    Ainda sobre as temáticas prioritárias a serem desenvolvidas nas formações con-
                    tinuadas oferecidas pelas unidades educacionais e pela GSE (ver Quadro 5), a
                    escala de importância indicou, dentro das temáticas, que o interesse do educador
                    permeou as abordagens direcionadas para o contexto de sala de aula. Os quatro
                    temas prioritários foram: 1) ferramentas/metodologias pedagógicas; 2) Matrizes
                    Curriculares Marista e/ou BNCC; 3) Novas teorias sobre educação e tecnologia; 4)
                    Diretrizes da Ação Evangelizadora para o Brasil Marista. Nesse sentido, acredita-
                    mos que o professor com maior tempo de sala de aula, capaz de identificar suas
                    necessidades, desperta consciência sobre a busca de respostas nas teorias que
                    fortificam a práxis.
                    Quadro 5: Escala de interesse em temas para formação continuada – do-
                    centes Educação Infantil.

                    TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCALA DE IMPORTÂNCIA (0-5):
                                             0     1   2     3   4     5
                    Ferramentas/ metodologias pedagógicas  0  1  4  11  35  95
                    Matrizes Curriculares Marista e/ou BNCC  0  2  3  10  44  87
                    Novas teorias sobre educação e pedagogia  1  1  5  10  44  85
                    Diretrizes da Ação Evangelizadora para o
                    Brasil Marista           0     3   5     11  44    83
                    Novas tecnologias na educação  1  2  8   14  39    82
                    Processos de Avaliação   0     3   6     17  45    75
                    Gestão/mediação de conflitos  1  2  8    17  43    75
                    Gestão e desenvolvimento de projetos  1  1  4  18  48  74
                    Gestão de sala de aula   2     0   7     21  43    73


                                                 Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
                    Considerando a boa avaliação geral das práticas atuais de formação docente no
                    contexto do Marista Centro-Norte, é importante destacar que há caminhos a se-
                    rem melhorados: mais da metade dos respondentes indicou que as formações são




                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20