Page 15 - Formação Docente
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Interessa-nos aqui destacar a relação desse grupo com as formações docentes
realizadas pelo Marista Centro-Norte e as possibilidades de aprimoramento do
percurso formativo. Os educadores da Educação Infantil avaliaram a formação
nas unidades realizadas semanalmente e as ações formativas presenciais como
modelos de formação que mais atendiam suas necessidades. Os temas elencados
como prioritários variaram, sendo “as metodologias pedagógicas” o de maior in-
teresse desses profissionais.
Ainda sobre as temáticas prioritárias a serem desenvolvidas nas formações con-
tinuadas oferecidas pelas unidades educacionais e pela GSE (ver Quadro 5), a
escala de importância indicou, dentro das temáticas, que o interesse do educador
permeou as abordagens direcionadas para o contexto de sala de aula. Os quatro
temas prioritários foram: 1) ferramentas/metodologias pedagógicas; 2) Matrizes
Curriculares Marista e/ou BNCC; 3) Novas teorias sobre educação e tecnologia; 4)
Diretrizes da Ação Evangelizadora para o Brasil Marista. Nesse sentido, acredita-
mos que o professor com maior tempo de sala de aula, capaz de identificar suas
necessidades, desperta consciência sobre a busca de respostas nas teorias que
fortificam a práxis.
Quadro 5: Escala de interesse em temas para formação continuada – do-
centes Educação Infantil.
TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCALA DE IMPORTÂNCIA (0-5):
0 1 2 3 4 5
Ferramentas/ metodologias pedagógicas 0 1 4 11 35 95
Matrizes Curriculares Marista e/ou BNCC 0 2 3 10 44 87
Novas teorias sobre educação e pedagogia 1 1 5 10 44 85
Diretrizes da Ação Evangelizadora para o
Brasil Marista 0 3 5 11 44 83
Novas tecnologias na educação 1 2 8 14 39 82
Processos de Avaliação 0 3 6 17 45 75
Gestão/mediação de conflitos 1 2 8 17 43 75
Gestão e desenvolvimento de projetos 1 1 4 18 48 74
Gestão de sala de aula 2 0 7 21 43 73
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
Considerando a boa avaliação geral das práticas atuais de formação docente no
contexto do Marista Centro-Norte, é importante destacar que há caminhos a se-
rem melhorados: mais da metade dos respondentes indicou que as formações são
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 15