Page 19 - Formação Docente
P. 19

A avaliação sobre os formatos de ações oportunizadas pela unidade educacional
                    segue igual aos segmentos anteriores, ou seja, há preferência por: 1º) formações
                    semanais na unidade às quartas-feiras; 2º) cursos/eventos/congressos presen-
                    ciais incentivados pela sua unidade; e 3º) momentos reservados para leitura/
                    reflexão/debate. Já os temas elencados como de maior interesse aproximam-se
                    das necessidades dos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ferra-
                    mentas/metodologias pedagógicas, novas tecnologias na educação, processos de
                    avaliação, e Matrizes curriculares e/ou BNCC (ver Quadro 9).
                    Quadro 9: Escala de interesse em temas para formação continuada – do-
                    centes Ensino Fundamental Anos Finais


                    TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCALA DE IMPORTÂNCIA (0-5):
                                                     0   1  2   3   4   5
                    Ferramentas/ metodologias pedagógicas  0  4  8  21  36  110
                    Novas tecnologias na educação    2   1  9   17  42  108  Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
                    Processos de Avaliação           0   3  7   20  53  96
                    Matrizes Curriculares Marista e/ou BNCC  1  8  13  29  41  87
                    Gestão de sala de aula           1   7  13  37  42  79
                    Novas teorias sobre educação e pedagogia  0  6  13  30  53  77
                    Gestão/mediação de conflitos     0   6  15  34  48  76
                    Gestão e desenvolvimento de projetos  0  7  11  28  61  72
                    Diretrizes da Ação Evangelizadora para o Brasil Marista  1  10  16  32  53  67

                    Ao compararmos os dados dos educadores do Ensino Fundamental Anos Iniciais e
                    Finais, assim dispostos, percebemos a aproximação e a equivalência dos temas de
                    interesse encontrados com base na pesquisa. Tal aspecto favorece o planejamen-
                    to da formação continuada, fortalecendo o segmento e atendendo aos objetivos
                    de orientação aos professores para uma atuação no Ensino Fundamental.

                    1.1.4 ENSINO MÉDIO
                    Os professores do Ensino Médio representaram 26% (203 professores). Destes,
                    49% tem formação em pós-graduação latu sensu ou especialização. O tempo de
                    colaboração do professor marista está mais disperso nesse segmento, observe-
                    mos no Quadro 10.







                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  19
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24