Page 19 - Formação Docente
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A avaliação sobre os formatos de ações oportunizadas pela unidade educacional
segue igual aos segmentos anteriores, ou seja, há preferência por: 1º) formações
semanais na unidade às quartas-feiras; 2º) cursos/eventos/congressos presen-
ciais incentivados pela sua unidade; e 3º) momentos reservados para leitura/
reflexão/debate. Já os temas elencados como de maior interesse aproximam-se
das necessidades dos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: ferra-
mentas/metodologias pedagógicas, novas tecnologias na educação, processos de
avaliação, e Matrizes curriculares e/ou BNCC (ver Quadro 9).
Quadro 9: Escala de interesse em temas para formação continuada – do-
centes Ensino Fundamental Anos Finais
TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCALA DE IMPORTÂNCIA (0-5):
0 1 2 3 4 5
Ferramentas/ metodologias pedagógicas 0 4 8 21 36 110
Novas tecnologias na educação 2 1 9 17 42 108 Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
Processos de Avaliação 0 3 7 20 53 96
Matrizes Curriculares Marista e/ou BNCC 1 8 13 29 41 87
Gestão de sala de aula 1 7 13 37 42 79
Novas teorias sobre educação e pedagogia 0 6 13 30 53 77
Gestão/mediação de conflitos 0 6 15 34 48 76
Gestão e desenvolvimento de projetos 0 7 11 28 61 72
Diretrizes da Ação Evangelizadora para o Brasil Marista 1 10 16 32 53 67
Ao compararmos os dados dos educadores do Ensino Fundamental Anos Iniciais e
Finais, assim dispostos, percebemos a aproximação e a equivalência dos temas de
interesse encontrados com base na pesquisa. Tal aspecto favorece o planejamen-
to da formação continuada, fortalecendo o segmento e atendendo aos objetivos
de orientação aos professores para uma atuação no Ensino Fundamental.
1.1.4 ENSINO MÉDIO
Os professores do Ensino Médio representaram 26% (203 professores). Destes,
49% tem formação em pós-graduação latu sensu ou especialização. O tempo de
colaboração do professor marista está mais disperso nesse segmento, observe-
mos no Quadro 10.
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 19