Page 18 - Formação Docente
P. 18
Quadro 7: Escala de interesse em temas para formação continuada –
docentes Ensino Fundamental Anos Iniciais
TEMÁTICAS PRIORITÁRIAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCALA DE IMPORTÂNCIA (0-5):
0 1 2 3 4 5
Ferramentas/ metodologias pedagógicas 1 2 3 36 60 148
Matrizes Curriculares Marista e/ou BNCC 0 4 9 24 69 144 Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
Processos de Avaliação 1 2 10 26 68 143
Novas tecnologias na educação 1 2 14 22 69 142
Novas teorias sobre educação e pedagogia 2 2 5 38 65 138
Diretrizes da Ação Evangelizadora para o Brasil Marista 0 5 13 28 77 127
Gestão de sala de aula 3 7 8 38 67 127
Gestão e desenvolvimento de projetos 3 4 9 37 81 116
Gestão/mediação de conflitos 2 4 12 39 77 116
1.1.3 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Os educadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental representaram 23% dos
participantes (179 professores). Novamente, o nível de pós-graduação latu sensu
ou especialização predominou (54%). Em relação ao tempo de permanência na
Instituição, 10% dos educadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental estão
entre 0 a 1 ano na casa, 25,1% entre 1 a 4 anos, 34% entre 5 a 9 anos, e 30,7% estão
há mais de 10 anos na instituição (ver Quadro 8).
Quadro 8: Tempo na Instituição Marista – docentes Ensino Fundamental
Anos Finais
Tempo de colaboração Marista Ensino Fundamental Anos Finais
Acima de 15 anos
10 a 15 anos
5 a 9 anos
1 a 4 anos
6 meses a 1 ano
0 a 6 meses
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
18 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente