Page 22 - Formação Docente
P. 22

Quadro 12: Principais sugestões dos docentes para metodologia da Forma-
          ção Continuada Docente
            PRINCIPAIS SUGESTÕES DOS DOCENTES PARA MELHORIA NA METODOLOGIA DAS
            FORMAÇÕES CONTINUADAS DOCENTES
            Reuniões de área separadas por segmento e por temas de acordo com a realidade.
            Partilha de boas práticas e resultados, propondo estratégias metodológicas e trocas de experiências. Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.

            Apresentação de formações com base nas dificuldades do corpo docente, bem como promoção do
            espaço de reflexão para buscar resultados.
            Espaço de formação para planejamento em equipe.
            Formações continuadas por meio de videoconferência com abordagem de assuntos mais práticos e
            relacionados ao dia a dia da sala de aula.

            Reuniões por série, possibilitando discutir e planejar para a interdisciplinaridade.

            Mais formações com a condução da Orientação Educacional.

          Quadro 13: Principais temas sugeridos pelos docentes para a Formação
          Continuada Docente
            PRINCIPAIS TEMAS SUGERIDOS LIVREMENTE PELOS DOCENTES PARA FORMAÇÃO CONTI NUADA
            DOCENTE
            Necessidades educacionais especiais
            Metodologias ativas
            Tecnologias educacionais                                Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
            Interdisciplinaridade
            Ludicidade
            Conhecimento lógico matemático na Educação Infantil
            Letramento e consciência fonológica
            Como trabalhar as Ciências Naturais com a Educação Infantil
            Jogos e ludicidade na área de educação matemática

            Ação evangelizadora e espiritualidade maristas
            Cuidado com a saúde e exercícios físicos com a equipe de Educação Física






           22  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27