Page 22 - Formação Docente
P. 22
Quadro 12: Principais sugestões dos docentes para metodologia da Forma-
ção Continuada Docente
PRINCIPAIS SUGESTÕES DOS DOCENTES PARA MELHORIA NA METODOLOGIA DAS
FORMAÇÕES CONTINUADAS DOCENTES
Reuniões de área separadas por segmento e por temas de acordo com a realidade.
Partilha de boas práticas e resultados, propondo estratégias metodológicas e trocas de experiências. Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
Apresentação de formações com base nas dificuldades do corpo docente, bem como promoção do
espaço de reflexão para buscar resultados.
Espaço de formação para planejamento em equipe.
Formações continuadas por meio de videoconferência com abordagem de assuntos mais práticos e
relacionados ao dia a dia da sala de aula.
Reuniões por série, possibilitando discutir e planejar para a interdisciplinaridade.
Mais formações com a condução da Orientação Educacional.
Quadro 13: Principais temas sugeridos pelos docentes para a Formação
Continuada Docente
PRINCIPAIS TEMAS SUGERIDOS LIVREMENTE PELOS DOCENTES PARA FORMAÇÃO CONTI NUADA
DOCENTE
Necessidades educacionais especiais
Metodologias ativas
Tecnologias educacionais Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
Interdisciplinaridade
Ludicidade
Conhecimento lógico matemático na Educação Infantil
Letramento e consciência fonológica
Como trabalhar as Ciências Naturais com a Educação Infantil
Jogos e ludicidade na área de educação matemática
Ação evangelizadora e espiritualidade maristas
Cuidado com a saúde e exercícios físicos com a equipe de Educação Física
22 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente