Page 23 - Formação Docente
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Os temas indicados pelos docentes foram variados e abordaram desde conteúdos
                    direcionados especificamente a determinado segmento, até questões gerais da
                    rotina escolar. Contemplar esses temas é um desafio da formação docente conti-
                    nuada do Marista Centro-Norte, que objetiva dialogar com os anseios de forma-
                    ção dos educadores, bem como fortalecer a identidade pedagógica da Institui-
                    ção. Dentro dessa perspectiva, a Gestão escolar, responsável pela orientação dos
                    processos pedagógicos, tem responsabilidade com a continuidade da formação
                    dos educadores, proporcionando, ao ambiente escolar, um clima que favoreça o
                    desejo continuado do educador por sua aprendizagem.
                    O contínuo investimento em qualificação do professor, nos espaços maristas de
                    educação, deve levar em consideração inicialmente critérios exigentes de acesso
                    ao quadro de professores. Sendo possível desde o primeiro momento identificar
                    quais são as necessidades imediatas de formação, orientação e acompanhamento
                    de prática e de conduta como referenciais, bem como constante avaliação e acom-
                    panhamento para identificação das necessidades de formação continuada. O ato
                    de ensinar em sua essência, caracteriza-se por sua complexidade, exigindo desse
                    profissional oportunidades de reflexão para o melhor desenvolvimento.
                    Dentro do percurso formativo proposto pelo Plano de Formação Continuada Do-
                    cente, estão contempladas ações que dialogam com os apontamentos feitos pelos
                    docentes. Em 2019, foram realizados cursos a distância no ambiente NEaD, com
                    mais de 1600 inscritos, corroborando com a boa avaliação desse formato. Além
                    disso, o Programa de Vivência Docente, que valoriza o compartilhamento de ex-
                    periências e a troca dos saberes profissionais entre os professores, dialoga com as
                    demandas apontadas.
                    A formação de professores é compreendida nesse processo como uma atividade
                    em contínuo desenvolvimento, realizada de forma coletiva nos espaços institu-
                    cionais. Levemos em consideração a experiência individual de cada educador ma-
                    rista, imerso em uma proposta que possibilite a esse professor uma nova maneira
                    de praticar e de conceber o seu ofício de ensinar. Sobretudo, por meio de apren-
                    dizagens de novas competências que respondam às demandas atuais. Uma nova
                    cultura que se pauta na prática reflexiva como espaço de formação continuada.
                    A prática reflexiva, nessa perspectiva, viabiliza ao educador adquirir condições
                    para adaptar-se a situações diversas de ensino pela análise das suas próprias prá-
                    ticas e de seus resultados. Percebemos daí o atual movimento de gestão educacio-
                    nal quanto ao trabalho com insumos para construção de intervenções pedagógi-
                    cas.  Dessa maneira, constrói-se uma cultura institucional de reflexão sobre suas
                    práticas e difusão de conhecimento, como destacado em Alarcão (2001, p.15):











                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  23
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