Page 24 - Formação Docente
P. 24
(…) a escola que se pensa e que se avalia em seu processo educa-
tivo é uma organização aprendente que qualifica não apenas os
que nela estudam, mas também os que nela ensinam ou apoiam
estes e aqueles. É uma escola que gera conhecimento sobre si
própria como escola específica e, desse modo, contribui para o
conhecimento sobre a instituição chamada escola.
Podemos observar, a partir das respostas espontâneas dos professores, interesses
diversificados em relação à oferta de formação continuada docente, valorização
do momento e melhorias na metodologia de organização. Ademais, as respostas
dos professores à consulta realizada pela Coordenação Educacional/GSE auxilia-
ram na reflexão sobre o processo formativo, elaboração de premissas do projeto
educacional institucional, atrelado ao cumprimento do Projeto Educativo Brasil
Marista (UNIÃO MARISTA DO BRASIL, 2010), Matrizes Curriculares de educação
Básica do Brasil Marista (UNIÃO MARISTA DO BRASIL, 2019), e Diretrizes da
Ação Evangelizadora para o Brasil Marista (UNIÃO MARISTA DO BRASIL, 2013).
Por fim, essas reflexões deram suporte para se construir o Programa Anual de
Formação Continuada Docente.
24 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente