Page 25 - Formação Docente
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2. PROGRAMA ANUAL
DE FORMAÇÃO
CONTINUADA DOCENTE
2.1 SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
Mais de dois mil professores, em todas as unidades educativas do Marista Cen-
tro-Norte, assumem o compromisso profissional de educar milhares de crianças,
adolescentes e jovens, guiados pela Missão Marista de “Evangelizar por meio da
Educação” (UNIÃO MARISTA DO BRASIL, 2010, p. 29). Desde a fundação do Insti-
tuto dos Irmãozinhos de Maria, os princípios da pedagogia Marista, expressos por
meio de diversos documentos, orientam as nossas práticas educativas, a exemplo
do Guia das Escolas e Projeto Educativo do Brasil Marista (FURET, 2009). Ao reme-
morarmos a cultura legada pelo fundador, São Marcelino Champagnat, este sem-
pre cuidava com muito apreço da formação dos irmãos educadores. Anualmente,
os Irmãozinhos de Maria se reuniam com o intuito de estudar e viver o carisma em
fraternidade.
A educação evangelizadora Marista orienta o fazer pedagógico comprometido
com as práticas solidárias, a consciência planetária, a cultura da paz e a favor da
vida, proporcionando aos destinatários da nossa missão uma formação integral.
Ao pensarmos nos princípios que sustentam a educação marista, essa orientação
do Marista Centro-Norte, intitulada de Diretrizes para a Formação Continua-
da Docente, busca orientar o processo de elaboração de um Programa de Forma-
ção Docente, a partir de princípios pedagógicos-pastorais e valores institucio-
nais, no âmbito de uma estrutura de processos reflexivos, dialógicos, dinâmicos e
diretamente ligados à formação dos professores.
Busca-se, aqui, trabalhar o alinhamento de conceitos, permeados por intencio-
nalidade e os demais aspectos presentes nas unidades educacionais maristas. Os
valores e os princípios de nossa instituição precisam ser observados, de modo a
garantir a identidade institucional na ação pedagógico-pastoral e na formação
docente (UMBRASIL, 2010). Dessa forma, esta diretriz quer garantir o compro-
misso pastoral pedagógico relativo a: a) educação de qualidade e excelência aca-
dêmica; b) interculturalismo; e c) evangelização em contexto contemporâneo.
Desse modo, o Programa Anual de Formação Continuada Docente, ora apresenta-
do, está permeado por uma gama de conceitos e metodologias em uma proposta
dialógica entre a formação e a prática em sala de aula. O “chão da sala de aula”
deve ser nosso objetivo, é ali que ocorrem as maiores e mais importantes trocas
entre os sujeitos da educação Marista, professor e estudante. Mas não podemos
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