Page 25 - Formação Docente
P. 25

2. PROGRAMA ANUAL


                    DE FORMAÇÃO


                    CONTINUADA DOCENTE


                    2.1 SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
                    Mais de dois mil professores, em todas as unidades educativas do Marista Cen-
                    tro-Norte, assumem o compromisso profissional de educar milhares de crianças,
                    adolescentes e jovens, guiados pela Missão Marista de “Evangelizar por meio da
                    Educação” (UNIÃO MARISTA DO BRASIL, 2010, p. 29). Desde a fundação do Insti-
                    tuto dos Irmãozinhos de Maria, os princípios da pedagogia Marista, expressos por
                    meio de diversos documentos, orientam as nossas práticas educativas, a exemplo
                    do Guia das Escolas e Projeto Educativo do Brasil Marista (FURET, 2009). Ao reme-
                    morarmos a cultura legada pelo fundador, São Marcelino Champagnat, este sem-
                    pre cuidava com muito apreço da formação dos irmãos educadores. Anualmente,
                    os Irmãozinhos de Maria se reuniam com o intuito de estudar e viver o carisma em
                    fraternidade.
                    A educação evangelizadora Marista orienta o fazer pedagógico comprometido
                    com as práticas solidárias, a consciência planetária, a cultura da paz e a favor da
                    vida, proporcionando aos destinatários da nossa missão uma formação integral.
                    Ao pensarmos nos princípios que sustentam a educação marista, essa orientação
                    do Marista Centro-Norte, intitulada de Diretrizes para a Formação Continua-
                    da Docente, busca orientar o processo de elaboração de um Programa de Forma-
                    ção Docente, a partir de princípios pedagógicos-pastorais e valores institucio-
                    nais, no âmbito de uma estrutura de processos reflexivos, dialógicos, dinâmicos e
                    diretamente ligados à formação dos professores.
                    Busca-se, aqui, trabalhar o alinhamento de conceitos, permeados por intencio-
                    nalidade e os demais aspectos presentes nas unidades educacionais maristas. Os
                    valores e os princípios de nossa instituição precisam ser observados, de modo a
                    garantir a identidade institucional na ação pedagógico-pastoral e na formação
                    docente (UMBRASIL, 2010). Dessa forma, esta diretriz quer garantir o compro-
                    misso pastoral pedagógico relativo a: a) educação de qualidade e excelência aca-
                    dêmica; b) interculturalismo; e c) evangelização em contexto contemporâneo.
                    Desse modo, o Programa Anual de Formação Continuada Docente, ora apresenta-
                    do, está permeado por uma gama de conceitos e metodologias em uma proposta
                    dialógica entre a formação e a prática em sala de aula. O “chão da sala de aula”
                    deve ser nosso objetivo, é ali que ocorrem as maiores e mais importantes trocas
                    entre os sujeitos da educação Marista, professor e estudante. Mas não podemos




                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  25
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30