Page 20 - Formação Docente
P. 20

Quadro 10: Tempo na Instituição Marista – docentes Ensino Médio.

                    Tempo de colaboração Marista Ensino Médio
      Acima de 15 anos

          10 a 15 anos

            5 a 9 anos
            1 a 4 anos

        6 meses a 1 ano

           0 a 6 meses


                                              Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
          Destacamos ainda, o número de educadores entre 0 a 1 ano de tempo de casa –
          2,9%, 20,6% dos educadores têm entre 1 a 4 anos, 34,4% dos educadores têm entre
          5 a 9 anos de casa, e 41,9% dos educadores a partir de 10 anos de casa.
          Ao identificarmos as peculiaridades e proximidades entre os docentes de diferen-
          tes segmentos, podemos traçar um plano de trabalho de formação docente mais
          acurado, que fortaleça a experiência do educador marista e sua prática pedagógica.
          Profissionais com excelente formação técnica, graduação adequada à função de-
          sempenhada e pós-graduação possibilitam avançar em formação continuada,
          quando esta experimenta uma proposta apropriada para a realidade, considera-
          das suas necessidades de crescimento. Assim, a formação e as práticas pedagó-
          gicas promovem a socialização de informações e a reconstrução de concepções,
          bem como o desenvolvimento de conhecimentos científicos, necessários para
          dinamizar a ação do professor.  Nessa mesma perspectiva, Francisco Imbernón
          (2011, p. 51) pontua para a formação permanente do professor:

                      Abandona-se o conceito obsoleto de que a formação é a atua-
                      lização científica, didática e psicopedagógica do professor para
                      adotar um conceito de formação que consiste em descobrir, or-
                      ganizar, fundamentar, revisar e construir a teoria. Se necessário,
                      deve-se ajudar a remover o sentido pedagógico comum, recom-
                      por o equilíbrio entre os esquemas práticos predominantes e os
                      esquemas teóricos que os sustentam.






           20  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25