Page 20 - Formação Docente
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Quadro 10: Tempo na Instituição Marista – docentes Ensino Médio.
Tempo de colaboração Marista Ensino Médio
Acima de 15 anos
10 a 15 anos
5 a 9 anos
1 a 4 anos
6 meses a 1 ano
0 a 6 meses
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
Destacamos ainda, o número de educadores entre 0 a 1 ano de tempo de casa –
2,9%, 20,6% dos educadores têm entre 1 a 4 anos, 34,4% dos educadores têm entre
5 a 9 anos de casa, e 41,9% dos educadores a partir de 10 anos de casa.
Ao identificarmos as peculiaridades e proximidades entre os docentes de diferen-
tes segmentos, podemos traçar um plano de trabalho de formação docente mais
acurado, que fortaleça a experiência do educador marista e sua prática pedagógica.
Profissionais com excelente formação técnica, graduação adequada à função de-
sempenhada e pós-graduação possibilitam avançar em formação continuada,
quando esta experimenta uma proposta apropriada para a realidade, considera-
das suas necessidades de crescimento. Assim, a formação e as práticas pedagó-
gicas promovem a socialização de informações e a reconstrução de concepções,
bem como o desenvolvimento de conhecimentos científicos, necessários para
dinamizar a ação do professor. Nessa mesma perspectiva, Francisco Imbernón
(2011, p. 51) pontua para a formação permanente do professor:
Abandona-se o conceito obsoleto de que a formação é a atua-
lização científica, didática e psicopedagógica do professor para
adotar um conceito de formação que consiste em descobrir, or-
ganizar, fundamentar, revisar e construir a teoria. Se necessário,
deve-se ajudar a remover o sentido pedagógico comum, recom-
por o equilíbrio entre os esquemas práticos predominantes e os
esquemas teóricos que os sustentam.
20 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente