Page 16 - Formação Docente
P. 16
dispersas por assuntos que não são de seus interesses. Para valorizar as ações bem
avaliadas e reorientar os pontos frágeis, segue-se o diálogo para a construção do
Programa de Formação Continuada Docente iniciado com a organização do Gru-
po de Trabalho temático em 2018.
1.1.2 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Os docentes dos Anos Iniciais integraram 32% do total de respondentes (250 pes-
soas). Como na Educação Infantil, a maior parte possuía especialização ou pós-
-graduação latu sensu (73%).
Sobre o tempo de colaboração, é significativo observarmos que o percentual de
professores com até 4 anos de casa representou 35,6% (Quadro 6). Com isso, in-
ferimos que é necessário direcionar as formações continuadas para o estudo das
concepções do Projeto Educativo do Brasil Marista, por este Projeto ser relevante
para uma atuação em sintonia com os princípios que identificam o modo de edu-
car marista. São conceitos importantes deste documento: aprendizagem, avalia-
ção, currículo, entre outros, que assumem destaque para uma atuação em sinto-
nia com o objetivo maior do Projeto Educativo: assegurar a educação de qualidade
como direito social fundamental. Trata-se ainda como relevante, para assegurar
resultados e investimentos, articular junto ao Projeto de Formação Continuada
o acompanhamento personalizado do educador, avaliando sua atuação em pe-
ríodos menores, possibilitando intervenções a curto prazo, mitigando possíveis
desvios no fazer pedagógico do educador em formação.
Quadro 6: Tempo na instituição Marista – docentes Ensino Fundamental
Anos Iniciais.
Tempo de colaboração Marista Ensino Fundamental Anos Iniciais
Acima de 15 anos
10 a 15 anos
5 a 9 anos
1 a 4 anos
6 meses a 1 ano
0 a 6 meses
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
16 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente