Page 16 - Formação Docente
P. 16

dispersas por assuntos que não são de seus interesses. Para valorizar as ações bem
          avaliadas e reorientar os pontos frágeis, segue-se o diálogo para a construção do
          Programa de Formação Continuada Docente iniciado com a organização do Gru-
          po de Trabalho temático em 2018.


          1.1.2 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
          Os docentes dos Anos Iniciais integraram 32% do total de respondentes (250 pes-
          soas). Como na Educação Infantil, a maior parte possuía especialização ou pós-
          -graduação latu sensu (73%).
          Sobre o tempo de colaboração, é significativo observarmos que o percentual de
          professores com até 4 anos de casa representou 35,6% (Quadro 6). Com isso, in-
          ferimos que é necessário direcionar as formações continuadas para o estudo das
          concepções do Projeto Educativo do Brasil Marista, por este Projeto ser relevante
          para uma atuação em sintonia com os princípios que identificam o modo de edu-
          car marista. São conceitos importantes deste documento: aprendizagem, avalia-
          ção, currículo, entre outros, que assumem destaque para uma atuação em sinto-
          nia com o objetivo maior do Projeto Educativo: assegurar a educação de qualidade
          como direito social fundamental. Trata-se ainda como relevante, para assegurar
          resultados e investimentos, articular junto ao Projeto de Formação Continuada
          o acompanhamento personalizado do educador, avaliando sua atuação em pe-
          ríodos menores, possibilitando intervenções a curto prazo, mitigando possíveis
          desvios no fazer pedagógico do educador em formação.
          Quadro 6: Tempo na instituição Marista – docentes Ensino Fundamental
          Anos Iniciais.

                   Tempo de colaboração Marista Ensino Fundamental Anos Iniciais


      Acima de 15 anos

          10 a 15 anos
            5 a 9 anos

            1 a 4 anos

        6 meses a 1 ano
           0 a 6 meses


                                               Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.




           16  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21