Page 14 - Formação Docente
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esse tempo pode ser melhor organizado: os aspectos destacados pelos educa-
dores, de forma geral, como motivos de dispersão nas formações continuadas,
foram:
• Assuntos que não são do interesse docente;
• Acúmulo de atividades e cansaço;
• Impossibilidade de sugerir as pautas;
• Organização metodológica frágil.
Para melhor entendimento, demonstraremos as demandas específicas do corpo
docente por segmento.
1.1.1 EDUCAÇÃO INFANTIL
Os educadores da Educação Infantil corresponderam a 19% dos respondentes da
consulta (146 professores). Dentre eles, 65% (95 docentes) possuíam pós-gradu-
ação latu sensu ou especialização e 35% possuíam graduação (51 docentes). Em
relação ao tempo de colaboração Marista, 42% dos respondentes estavam com
menos de 4 anos na Instituição; já os mais experientes – acima de 10 anos – cor-
responderam a 15% do grupo respondente (ver quadro 4).
Quadro 4: Tempo na instituição Marista – docentes da Educação Infantil.
Tempo de colaboração Marista Educação Infantil
Acima de 15 anos
10 a 15 anos
5 a 9 anos
1 a 4 anos
6 meses a 1 ano
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
14 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente