Page 14 - Formação Docente
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esse tempo pode ser melhor organizado: os aspectos destacados pelos educa-
          dores, de forma geral, como motivos de dispersão nas formações continuadas,
          foram:
          •   Assuntos que não são do interesse docente;
          •   Acúmulo de atividades e cansaço;
          •   Impossibilidade de sugerir as pautas;
          •   Organização metodológica frágil.


          Para melhor entendimento, demonstraremos as demandas específicas do corpo
          docente por segmento.


          1.1.1 EDUCAÇÃO INFANTIL
          Os educadores da Educação Infantil corresponderam a 19% dos respondentes da
          consulta (146 professores). Dentre eles, 65% (95 docentes) possuíam pós-gradu-
          ação latu sensu ou especialização e 35% possuíam graduação (51 docentes). Em
          relação ao tempo de colaboração Marista, 42% dos respondentes estavam com
          menos de 4 anos na Instituição; já os mais experientes – acima de 10 anos – cor-
          responderam a 15% do grupo respondente (ver quadro 4).
          Quadro 4: Tempo na instituição Marista – docentes da Educação Infantil.


                   Tempo de colaboração Marista Educação Infantil


      Acima de 15 anos


          10 a 15 anos

            5 a 9 anos


            1 a 4 anos

        6 meses a 1 ano




                                                   Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.


           14  Diretrizes Para a Formação Continuada Docente
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