Page 13 - Formação Docente
P. 13

O perfil de faixa etária dos professores e de atuação acima de 9 anos na Instituição
                    Marista aponta profissionais mais conscientes e com experiência mais consoli-
                    dada na Pedagogia Marista, possibilitando identificar as necessidades para uma
                    formação continuada com melhores resultados. Possibilita ainda intervenções
                    assertivas quanto ao processo de gestão para ações direcionadas e planejadas
                    intencionalmente, principalmente nos campos das Áreas de Conhecimento.
                    A longo prazo, a participação no programa de formação continuada marista co-
                    labora para o desenvolvimento profissional e conhecimento ampliado sobre o
                    Projeto Educativo Brasil Marista. Além disso, o acompanhamento do professor
                    pela equipe técnica no decorrer dos anos implica em mapeamento das situações
                    indicadas para a formação continuada, configurando boas possibilidades de in-
                    tervenção.
                    Sobre os momentos de formação promovidos pela Instituição, as reuniões por
                    segmento foram consideradas as mais motivadoras e as videoconferências as me-
                    nos motivadoras, conforme apresentado no Quadro 3.
                    Quadro 3: Percepção dos professores respondentes da consulta sobre as
                    reuniões de formação realizadas nas unidades.
                    Levando em consideração a organização das reuniões, qual/quais você considera
                    mais interessante/motivadora?
                    Selecione até 3 opções.

                    Reunião de Segmentos
                        Reunião de Área

                      Reuniões Temáticas
                        Reunião Pastoral

                      Conselhos de Classe

                      Videoconferências
                                             Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.

                    Outro dado importante é que a carga horária mensal dedicada à formação, 2 horas
                    semanais, foi avaliada como suficiente por 75,3% dos respondentes. Entretanto,










                                      Diretrizes Para a Formação Continuada Docente  13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18