Page 13 - Formação Docente
P. 13
O perfil de faixa etária dos professores e de atuação acima de 9 anos na Instituição
Marista aponta profissionais mais conscientes e com experiência mais consoli-
dada na Pedagogia Marista, possibilitando identificar as necessidades para uma
formação continuada com melhores resultados. Possibilita ainda intervenções
assertivas quanto ao processo de gestão para ações direcionadas e planejadas
intencionalmente, principalmente nos campos das Áreas de Conhecimento.
A longo prazo, a participação no programa de formação continuada marista co-
labora para o desenvolvimento profissional e conhecimento ampliado sobre o
Projeto Educativo Brasil Marista. Além disso, o acompanhamento do professor
pela equipe técnica no decorrer dos anos implica em mapeamento das situações
indicadas para a formação continuada, configurando boas possibilidades de in-
tervenção.
Sobre os momentos de formação promovidos pela Instituição, as reuniões por
segmento foram consideradas as mais motivadoras e as videoconferências as me-
nos motivadoras, conforme apresentado no Quadro 3.
Quadro 3: Percepção dos professores respondentes da consulta sobre as
reuniões de formação realizadas nas unidades.
Levando em consideração a organização das reuniões, qual/quais você considera
mais interessante/motivadora?
Selecione até 3 opções.
Reunião de Segmentos
Reunião de Área
Reuniões Temáticas
Reunião Pastoral
Conselhos de Classe
Videoconferências
Fonte: Coordenação Educacional/GSE, 2018.
Outro dado importante é que a carga horária mensal dedicada à formação, 2 horas
semanais, foi avaliada como suficiente por 75,3% dos respondentes. Entretanto,
Diretrizes Para a Formação Continuada Docente 13