Page 28 - Formação Docente
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2.2 PLANEJAMENTO
O planejamento educacional é inerente ao trabalho do professor, dos gestores e
de toda a comunidade escolar, o qual exige uma atitude de reflexão sobre o ensino
e a aprendizagem. As formações docentes devem ser planejadas de maneira a
atender demandas e interesses institucionais e dos nossos professores. Para que
isso ocorra, se faz necessário, em primeiro lugar, compreender como tornar esses
momentos de formação um “programa institucional” que garanta a aprendiza-
gem com eficácia e clareza.
O Projeto Educativo do Brasil Marista (UMBRASIL, 2010) apresenta algumas
perspectivas da aprendizagem que se aproximam da formação com o professor,
resguardando as especificidades, conforme mostra o Quadro 15. A compreensão
dessas nuances contribui para a elaboração de um planejamento mais eficaz, pois
proporciona uma articulação entre processos e objetivos pedagógicos.
Quadro 15: Perspectivas da aprendizagem
• Aprendizagem consciente: o sujeito responsabiliza-se por sua aprendizagem, agindo como
autorregulador no seu processo formativo.
• Aprendizagem cooperativa: envolve a atuação coletiva, em que a participação do grupo gera e
amplia os questionamentos e as implicações na construção do conhecimento.
• Aprendizagem continuada: processo continuum gerado pelas demandas contextuais, que criam
a necessidade de atualização, preparação, reelaboração e processamento de conhecimentos e
de formas de conhecer.
• Aprendizagem interdisciplinar: possibilita uma compreensão globalizadora dos objetos de
estudo e das realidades, estabelecendo nexos entre os conhecimentos.
• Aprendizagem significativa: ocorre por meio da vinculação de novos conhecimentos aos que já
fazem parte do repertório do sujeito, desenvolvendo-se uma rede de significados em constante
processo de ampliação. A cada nova interação, um novo sentido é produzido e a compreensão e
o estabelecimento de relações são potencializados.
Fonte: Projeto Educativo do Brasil Marista (União Marista do Brasil, 2010, p.58-9)
Dentro do processo de formação, o planejamento do professor torna-se instru-
mento de crescimento da ação pedagógica quando é promovido, preferencial-
mente, de forma participativa por meio de trocas e partilhas de experiências entre
os educadores, possibilitando, assim, intercâmbio de saberes entre séries e áreas
de conhecimento.
28 Diretrizes Para a Formação Continuada Docente