Page 28 - Formação Docente
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2.2 PLANEJAMENTO
          O planejamento educacional é inerente ao trabalho do professor, dos gestores e
          de toda a comunidade escolar, o qual exige uma atitude de reflexão sobre o ensino
          e a aprendizagem. As formações docentes devem ser planejadas de maneira a
          atender demandas e interesses institucionais e dos nossos professores. Para que
          isso ocorra, se faz necessário, em primeiro lugar, compreender como tornar esses
          momentos de formação um “programa institucional” que garanta a aprendiza-
          gem com eficácia e clareza.
          O  Projeto Educativo do Brasil Marista  (UMBRASIL,  2010)  apresenta  algumas
          perspectivas da aprendizagem que se aproximam da formação com o professor,
          resguardando as especificidades, conforme mostra o Quadro 15. A compreensão
          dessas nuances contribui para a elaboração de um planejamento mais eficaz, pois
          proporciona uma articulação entre processos e objetivos pedagógicos.
          Quadro 15: Perspectivas da aprendizagem

            •  Aprendizagem consciente: o sujeito responsabiliza-se por sua aprendizagem, agindo como
             autorregulador no seu processo formativo.

            •  Aprendizagem cooperativa: envolve a atuação coletiva, em que a participação do grupo gera e
             amplia os questionamentos e as implicações na construção do conhecimento.

            •  Aprendizagem continuada: processo continuum gerado pelas demandas contextuais, que criam
             a necessidade de atualização, preparação, reelaboração e processamento de conhecimentos e
             de formas de conhecer.

            •  Aprendizagem interdisciplinar: possibilita uma compreensão globalizadora dos objetos de
             estudo e das realidades, estabelecendo nexos entre os conhecimentos.

            •  Aprendizagem significativa: ocorre por meio da vinculação de novos conhecimentos aos que já
             fazem parte do repertório do sujeito, desenvolvendo-se uma rede de significados em constante
             processo de ampliação. A cada nova interação, um novo sentido é produzido e a compreensão e
             o estabelecimento de relações são potencializados.


                              Fonte: Projeto Educativo do Brasil Marista (União Marista do Brasil, 2010, p.58-9)
          Dentro do processo de formação, o planejamento do professor torna-se instru-
          mento de crescimento da ação pedagógica quando é promovido, preferencial-
          mente, de forma participativa por meio de trocas e partilhas de experiências entre
          os educadores, possibilitando, assim, intercâmbio de saberes entre séries e áreas
          de conhecimento.




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