Page 97 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 97

BRINCAR
                             Atribuir novos sentidos às brincadeiras e aos jogos de antigamente,
              INF02BRINC15   ampliando seu repertório e estabelecendo comparações com as
                             brincadeiras da atualidade.
              INF02BRINC16   Elaborar sua linguagem, contando histórias e fatos vivenciados.
                             Estabelecer laços sociais e afetivos, interagindo com as pessoas,
              INF02BRINC17
                             cumprindo regras e tomando decisões.
                             Perceber que as relações entre as pessoas de um grupo são reguladas
              INF02BRINC18
                             por regras e combinados.
                             Assimilar, através da brincadeira, valores e sistemas de significados
              INF02BRINC19
                             culturais do grupo ao qual pertence.
                                    MUSICALIDADE
                      Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
                             Expressar-se através do corpo acompanhando o ritmo das músicas
              INF02MUSIC01
                             (expressão corporal).
                             Criar movimentos corporais para acompanhar os ritmos das
              INF02MUSIC02
                             músicas.
                             Cantar músicas com movimentos rítmicos utilizando as diversas
              INF02MUSIC03
                             partes do corpo, como mãos e pés.
              INF02MUSIC04   Improvisar sons e ritmos com o corpo e com a voz.
              INF02MUSIC05   Identificar os sons produzidos nas diferentes partes do corpo.
                             Expressar-se por meio de gestos intencionais e coordenados ao
              INF02MUSIC06
                             som de uma música.
              INF02MUSIC07   Utilizar gestos e mímicas nas canções e melodias.
              INF02MUSIC08   Diferenciar os sons presentes nos ambientes interno e externo.
                             Imitar os diferentes sons percebidos nos ambientes interno e
              INF02MUSIC09
                             externo.
                             Utilizar diversos tipos de fontes sonoras (dispositivos que emitem
              INF02MUSIC10
                             sons) para produzir sons.
              INF02MUSIC11   Utilizar materiais diversificados para produzir sons.
              INF02MUSIC12   Vivenciar situações de composições musicais coletivamente.
                             Criar maneiras de se expressar musicalmente através da confecção
              INF02MUSIC13
                             de instrumentos musicais.
                             Identificar as qualidades sonoras de intensidade (forte e fraco),
              INF02MUSIC14   altura (grave e agudo) cantando músicas diversas por meio de
                             fontes sonoras diversificadas e brincadeiras musicais.
                             Reproduzir sequências rítmicas em atividades e brincadeiras
              INF02MUSIC15
                             diferenciadas.
                             Expressar sentimentos ao ouvir uma música: alegria, tristeza,
              INF02MUSIC16
                             agitação, entre outros.





              96  Diretrizes para Educação Infantil
   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101   102