Page 97 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 97
BRINCAR
Atribuir novos sentidos às brincadeiras e aos jogos de antigamente,
INF02BRINC15 ampliando seu repertório e estabelecendo comparações com as
brincadeiras da atualidade.
INF02BRINC16 Elaborar sua linguagem, contando histórias e fatos vivenciados.
Estabelecer laços sociais e afetivos, interagindo com as pessoas,
INF02BRINC17
cumprindo regras e tomando decisões.
Perceber que as relações entre as pessoas de um grupo são reguladas
INF02BRINC18
por regras e combinados.
Assimilar, através da brincadeira, valores e sistemas de significados
INF02BRINC19
culturais do grupo ao qual pertence.
MUSICALIDADE
Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
Expressar-se através do corpo acompanhando o ritmo das músicas
INF02MUSIC01
(expressão corporal).
Criar movimentos corporais para acompanhar os ritmos das
INF02MUSIC02
músicas.
Cantar músicas com movimentos rítmicos utilizando as diversas
INF02MUSIC03
partes do corpo, como mãos e pés.
INF02MUSIC04 Improvisar sons e ritmos com o corpo e com a voz.
INF02MUSIC05 Identificar os sons produzidos nas diferentes partes do corpo.
Expressar-se por meio de gestos intencionais e coordenados ao
INF02MUSIC06
som de uma música.
INF02MUSIC07 Utilizar gestos e mímicas nas canções e melodias.
INF02MUSIC08 Diferenciar os sons presentes nos ambientes interno e externo.
Imitar os diferentes sons percebidos nos ambientes interno e
INF02MUSIC09
externo.
Utilizar diversos tipos de fontes sonoras (dispositivos que emitem
INF02MUSIC10
sons) para produzir sons.
INF02MUSIC11 Utilizar materiais diversificados para produzir sons.
INF02MUSIC12 Vivenciar situações de composições musicais coletivamente.
Criar maneiras de se expressar musicalmente através da confecção
INF02MUSIC13
de instrumentos musicais.
Identificar as qualidades sonoras de intensidade (forte e fraco),
INF02MUSIC14 altura (grave e agudo) cantando músicas diversas por meio de
fontes sonoras diversificadas e brincadeiras musicais.
Reproduzir sequências rítmicas em atividades e brincadeiras
INF02MUSIC15
diferenciadas.
Expressar sentimentos ao ouvir uma música: alegria, tristeza,
INF02MUSIC16
agitação, entre outros.
96 Diretrizes para Educação Infantil