Page 100 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 100

SENTIDO RELIGIOSO
                       INF02SRELIG01  Observar e respeitar os diferentes tipos de manifestações religiosas.
                       INF02SRELIG02  Identificar alguns símbolos da religião cristã e de outras religiões.
                       INF02SRELIG03  Refletir sobre as atitudes com o outro e com a natureza.
                                      Vivenciar atitudes de colaboração, respeito, partilha, carinho,
                       INF02SRELIG04
                                      afeto, cooperação, solidariedade, fraternidade e alteridade.
                                      Participar dos costumes religiosos da cultura em que a criança está
                       INF02SRELIG05
                                      inserida.
                                      Reconhecer progressivamente a importância da vida participando
                       INF02SRELIG06
                                      ativamente da rotina da escola.
                       INF02SRELIG07  Valorizar, cuidar e respeitar seu corpo.
                       INF02SRELIG08  Valorizar, cuidar e respeitar os colegas e funcionários da escola.
                                      Reconhecer gradativamente a importância da vida em todas as
                       INF02SRELIG09
                                      suas dimensões: o eu, o outro e a natureza.
                                      Comunicar seus sentimentos, pensamentos e escolhas através das
                       INF02SRELIG10
                                      linguagens oral, corporal e simbólica.
                                      Entender gradativamente que as atitudes próprias devem visar o
                       INF02SRELIG11
                                      bem do grupo.
                                      Conhecer e respeitar os direitos e deveres da convivência escolar
                       INF02SRELIG12
                                      (regras/combinados).
                                      Construir, gradativamente, sua identidade a partir de semelhanças
                       INF02SRELIG13  e diferenças entre os colegas, integrantes de um grupo, aprendendo
                                      a respeitar essas diferenças.
                                      Construir o conhecimento de si mesmo como pessoa, como ser no
                       INF02SRELIG14
                                      mundo e em comunhão com os outros e com a natureza.
                       INF02SRELIG15  Identificar os diferentes modos da família vivenciar a religiosidade.
                                      Conhecer a história de Marcelino Champagnat e sua relação com
                       INF02SRELIG16
                                      Maria, a mãe de Jesus.
                       INF02SRELIG17  Respeitar valores, gestos, atitudes e posturas das diferentes religiões.
                                      Conhecer tipos de linguagem que expressam a religiosidade: artes
                       INF02SRELIG18
                                      plásticas, cênicas, musicais e outras.
                       INF02SRELIG19  Saber resolver conflitos a partir do diálogo e do respeito.
                       INF02SRELIG20  Valorizar a cultura e a tradição da escola Marista.
















                                                   Diretrizes para Educação Infantil  99
   95   96   97   98   99   100   101   102   103   104   105