Page 100 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 100
SENTIDO RELIGIOSO
INF02SRELIG01 Observar e respeitar os diferentes tipos de manifestações religiosas.
INF02SRELIG02 Identificar alguns símbolos da religião cristã e de outras religiões.
INF02SRELIG03 Refletir sobre as atitudes com o outro e com a natureza.
Vivenciar atitudes de colaboração, respeito, partilha, carinho,
INF02SRELIG04
afeto, cooperação, solidariedade, fraternidade e alteridade.
Participar dos costumes religiosos da cultura em que a criança está
INF02SRELIG05
inserida.
Reconhecer progressivamente a importância da vida participando
INF02SRELIG06
ativamente da rotina da escola.
INF02SRELIG07 Valorizar, cuidar e respeitar seu corpo.
INF02SRELIG08 Valorizar, cuidar e respeitar os colegas e funcionários da escola.
Reconhecer gradativamente a importância da vida em todas as
INF02SRELIG09
suas dimensões: o eu, o outro e a natureza.
Comunicar seus sentimentos, pensamentos e escolhas através das
INF02SRELIG10
linguagens oral, corporal e simbólica.
Entender gradativamente que as atitudes próprias devem visar o
INF02SRELIG11
bem do grupo.
Conhecer e respeitar os direitos e deveres da convivência escolar
INF02SRELIG12
(regras/combinados).
Construir, gradativamente, sua identidade a partir de semelhanças
INF02SRELIG13 e diferenças entre os colegas, integrantes de um grupo, aprendendo
a respeitar essas diferenças.
Construir o conhecimento de si mesmo como pessoa, como ser no
INF02SRELIG14
mundo e em comunhão com os outros e com a natureza.
INF02SRELIG15 Identificar os diferentes modos da família vivenciar a religiosidade.
Conhecer a história de Marcelino Champagnat e sua relação com
INF02SRELIG16
Maria, a mãe de Jesus.
INF02SRELIG17 Respeitar valores, gestos, atitudes e posturas das diferentes religiões.
Conhecer tipos de linguagem que expressam a religiosidade: artes
INF02SRELIG18
plásticas, cênicas, musicais e outras.
INF02SRELIG19 Saber resolver conflitos a partir do diálogo e do respeito.
INF02SRELIG20 Valorizar a cultura e a tradição da escola Marista.
Diretrizes para Educação Infantil 99