Page 101 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 101
5. Cotidiano da Educação
Infantil Marista
As práticas pastorais pedagógicas consolidadas na Educação Infantil por meio do
trabalho desenvolvido com os campos de experiências acontecem em espa-
çotempo dinâmico, permeado por momentos ricos e potentes em aprendizagens que
acontecem no dia a dia.
Todas essas atividades, experiências e vivências repletas de intencionalidades
pedagógicas são pensadas e planejadas para oportunizar situações de aprendizagens
significativas para os estudantes que passam uma parte da sua jornada diária
dentro do espaço escolar.
Nesse sentido, podemos dizer que é no cotidiano da Educação Infantil que as
crianças terão oportunidades de se relacionarem, de conviverem, de participarem,
de brincarem, de interagirem, de pesquisarem, e promoverem o encontro entre o
planejado e o inesperado, em um espaçotempo propício para o desenvolvimento
de experiências inovadoras. De acordo com Barbosa (2006):
Em contraposição à rotina o cotidiano é muito mais abrangente
e refere-se a um espaço-tempo fundamental para a vida humana,
pois é nele que acontecem tanto as atividades repetitivas,
rotineiras, triviais, como também é o locus onde há a possibilidade
de encontrar o inesperado, onde há margem para a inovação, onde
se pode alcançar o extraordinário do ordinário (Lefebvre,1984,
p.51). (BARBOSA, 2006, p. 37)
100 Diretrizes para Educação Infantil