Page 101 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 101

5.  Cotidiano da Educação


                  Infantil Marista


             As práticas pastorais pedagógicas consolidadas na Educação Infantil por meio do
             trabalho desenvolvido com os campos de experiências acontecem em espa-
             çotempo dinâmico, permeado por momentos ricos e potentes em aprendizagens que
             acontecem no dia a dia.
             Todas essas atividades, experiências e vivências repletas de intencionalidades
             pedagógicas são pensadas e planejadas para oportunizar situações de aprendizagens
             significativas para os estudantes que passam uma parte da sua jornada diária
             dentro do espaço escolar.
             Nesse sentido, podemos dizer que é no cotidiano da Educação Infantil que as
             crianças terão oportunidades de se relacionarem, de conviverem, de participarem,
             de brincarem, de interagirem, de pesquisarem, e promoverem o encontro entre o
             planejado e o inesperado, em um espaçotempo propício para o desenvolvimento
             de experiências inovadoras. De acordo com Barbosa (2006):
                        Em contraposição à rotina o cotidiano é muito mais abrangente
                        e refere-se a um espaço-tempo fundamental para a vida humana,
                        pois é nele que acontecem tanto as atividades repetitivas,
                        rotineiras, triviais, como também é o locus onde há a possibilidade
                        de encontrar o inesperado, onde há margem para a inovação, onde
                        se pode alcançar o extraordinário do ordinário (Lefebvre,1984,
                        p.51). (BARBOSA, 2006, p. 37)



             100  Diretrizes para Educação Infantil
   96   97   98   99   100   101   102   103   104   105   106