Page 105 - Diretrizes para Educação Infantil
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Por fim, esta forma de conceber o cotidiano confere à criança a oportunidade de
             participar no planejamento das atividades, nas quais ela pode expor seus temas
             por interesse, aprender a negociar dentro do próprio grupo e, ainda, inserir-se na
             grande jornada de construção do respeito, da participação com responsabilidade,
             da definição de objetivos e metas. É a criança aprendendo a situar-se, a posicio-
             nar-se, a ocupar espaços. E ainda, as atividades revestem-se de um caráter lúdico
             intenso, pois é a partir da brincadeira que a criança constrói o seu conhecimento,
             expressa sentimentos e emoções, resolve conflitos, aprende a conviver, estrutura
             valores essenciais à sua vida, assimilando a cultura do mundo onde está inserida.

             5.1. Espaçotempo da Educação Infantil Marista
             Ao falarmos sobre o cotidiano, percebemos que ele se faz presente na relação
             entre o espaço e o tempo do processo educativo evangelizador, na qual as relações
             e as trocas entre os sujeitos e entre sujeitos e ambiente acontecem, dando origem,
             assim à dimensão do espaçotempo.
             Nesse sentido, são constituídos como elementos fundamentais do processo
             educativo e neles estão refletidas as concepções de educação assumidas pela escola,
             influenciando o processo de ensino e aprendizagem, auxiliando na construção
             da autonomia e no desenvolvimento integral do estudante. É importante que a
             escola seja um ambiente acolhedor, onde os educandos sejam motivados a
             desenvolver suas potencialidades, vivenciando diversas experiências e descobertas.
             O espaçotempo da Educação Infantil marista organiza-se na dimensão das práticas
             pedagógicas do cotidiano que potencializam o processo de aprendizagem e
             desenvolvimento do estudante. Considera como terreno fértil para o amadure-
             cimento destas potencialidades a criação, a invenção, as tecnologias, a interna-
             cionalização, sempre entrelaçadas com os eixos estruturantes das interações e
             brincadeiras, e com a proposta de uma educação evangelizadora, pautada em
             valores cristãos.

             Assim, a dinâmica do espaçotempo da criação pressupõe organizar o cotidiano
             de modo que a criatividade, a imaginação, a fantasia, a liberdade de expressão, as
             múltiplas linguagens estejam presentes, e que o estudante possa expressar aquilo
             que sente e pensa, seja por meio da oralidade, do movimento, do correr, do pular,
             do dançar, do pintar, do modelar, do montar, do brincar.
             Proporcionar condições para que o estudante possa criar, imaginar, buscar soluções
             criativas para resolução dos problemas do cotidiano (que envolvem a busca por
             respostas para as questões que surgem nos projetos, ou que são necessárias para
             solucionar os conflitos com os colegas), é investir no desenvolvimento do
             pensamento reflexivo e crítico. Seja na realização dos projetos, nas atividades do
             brincar, sociais e lúdicas, nossa prática pastoral pedagógica busca desenvolver ao




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