Page 109 - Diretrizes para Educação Infantil
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5.2. Organização do cotidiano da Educação Infantil
Organizar o cotidiano da Educação Infantil significa pensar que todas as ações
desenvolvidas com as crianças requerem uma intencionalidade pedagógica, que
vão desde a ambientação da sala de aula, da observação e escuta para os interesses
dos estudantes, do planejamento das atividades, da contação de uma história, até
mediar um conflito.
De acordo com Horn (2004),
O olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos
que estão postos em uma sala de aula. O modo como organizamos
materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam
esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma
concepção pedagógica. (HORN, 2004, p. 15)
Isto nos mostra como o espaçotempo é transparente, revelador da maneira pela
qual a educação na primeira infância é concebida. Assim, a organização do
cotidiano e do ambiente tem de traduzir a proposta pedagógica assumida
institucionalmente, que percebe a criança como sujeito histórico-social e
a coloca no centro do processo educativo, compreendendo seu protagonismo.
É o lugar onde o interagir e o brincar destacam-se como eixos estruturantes do
processo de ensino e aprendizagem, que serão realizadas por meio de projetos
que despertem o interesse das crianças para questionar, investigar, descobrir,
formular hipóteses, produzindo assim novos conhecimentos.
Nesse sentido, é necessário que o planejamento do cotidiano tenha como alvo o
desenvolvimento das potencialidades da criança e que os elementos que fazem
parte dessa dinâmica possibilitem a realização das atividades, brincadeiras,
interações, vivências e experiências. Assim, falaremos sobre alguns aspectos que
fazem parte desse cotidiano:
5.2.1. Ambiente
Antes de falarmos sobre a organização do ambiente, é necessário entender o que
é espaço e o que é ambiente. Podemos falar que o espaço é constituído pelo local
físico onde acontecem as atividades, incluindo os materiais utilizados, mobiliários
e decoração. Já o ambiente é caracterizado pela união do espaço físico (onde
acontecem as atividades) com as relações que são estabelecidas nestes locais.
(Zabalza, 1998).
Portanto, ao falarmos sobre a organização do ambiente da Educação Infantil,
subentende-se que também estamos tratando da maneira pela qual os espaços e
os elementos que o constituem estão sendo pensados. O ambiente, nesse sentido,
torna-se uma grande janela de oportunidades para o desenvolvimento infantil, e
deve ser planejado para integrar aquilo que a criança já sabe, seus conhecimentos
prévios, com aquilo que a criança vai descobrir, vai explorar.
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