Page 109 - Diretrizes para Educação Infantil
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5.2. Organização do cotidiano da Educação Infantil
             Organizar o cotidiano da Educação Infantil significa pensar que todas as ações
             desenvolvidas com as crianças requerem uma intencionalidade pedagógica, que
             vão desde a ambientação da sala de aula, da observação e escuta para os interesses
             dos estudantes, do planejamento das atividades, da contação de uma história, até
             mediar um conflito.
             De acordo com Horn (2004),
                        O olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos
                        que estão postos em uma sala de aula. O modo como organizamos
                        materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam
                        esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma
                        concepção pedagógica. (HORN, 2004, p. 15)
             Isto nos mostra como o espaçotempo é transparente, revelador da maneira pela
             qual a educação na primeira infância é concebida. Assim, a organização do
             cotidiano e do ambiente tem de  traduzir a proposta pedagógica assumida
             institucionalmente, que percebe a criança como sujeito histórico-social e
             a coloca no centro do processo educativo, compreendendo seu protagonismo.
             É o lugar onde o interagir e o brincar destacam-se como eixos estruturantes do
             processo de ensino e aprendizagem, que serão realizadas por meio de projetos
             que despertem o interesse das crianças para questionar, investigar, descobrir,
             formular hipóteses, produzindo assim novos conhecimentos.
             Nesse sentido, é necessário que o planejamento do cotidiano tenha como alvo o
             desenvolvimento das potencialidades da criança e que os elementos que fazem
             parte dessa dinâmica possibilitem a realização das atividades, brincadeiras,
             interações, vivências e experiências. Assim, falaremos sobre alguns aspectos que
             fazem parte desse cotidiano:
             5.2.1. Ambiente

             Antes de falarmos sobre a organização do ambiente, é necessário entender o que
             é espaço e o que é ambiente. Podemos falar que o espaço é constituído pelo local
             físico onde acontecem as atividades, incluindo os materiais utilizados, mobiliários
             e decoração. Já o ambiente é caracterizado pela união do espaço físico (onde
             acontecem as atividades) com as relações que são estabelecidas nestes locais.
             (Zabalza, 1998).
             Portanto, ao falarmos sobre a organização do ambiente da Educação Infantil,
             subentende-se que também estamos tratando da maneira pela qual os espaços e
             os elementos que o constituem estão sendo pensados. O ambiente, nesse sentido,
             torna-se uma grande janela de oportunidades para o desenvolvimento infantil, e
             deve ser planejado para integrar aquilo que a criança já sabe, seus conhecimentos
             prévios, com aquilo que a criança vai descobrir, vai explorar.




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