Page 107 - Diretrizes para Educação Infantil
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A utilização das TIC no contexto da Educação Infantil também deve ir ao encontro
dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento que estabelecem que os estudantes
utilizem estes recursos de forma significativa, reflexiva, ética, lúdica e criativa para
expressar seu protagonismo de maneira a contribuir para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. Portanto, dentro do seu planejamento,
o educador deve avaliar e inserir objetos de aprendizagem com linguagem
apropriada para o nível dos estudantes, que seja livre de estereótipos e preconcei-
tos, que desperte o engajamento deles (NASCIMENTO, 2012) e o mais importante,
que esteja associado a uma intencionalidade pedagógica que contribua para o
desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem da série em que foi inserido.
A própria construção do conhecimento dentro dos ambientes digitais possui
consonância com o nosso projeto educativo, uma vez que no contexto das mídias
digitais, a aprendizagem ocorre de maneira livre, menos rígida, com conexões que
passam pelo sensorial, emocional, organização racional e de resposta imediata
por parte dos estudantes. (MORAN, 2003)
A inserção das TIC no espaçotempo da Educação Infantil não deve ocorrer de
maneira esporádica ou pontual. Portanto, recomenda-se a realização de projetos
com os estudantes que auxiliem no desenvolvimento integral deles contribuindo
assim no conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais,
estéticas e éticas e na formação de crianças felizes e saudáveis. (MACHADO, 2009)
Por meio de projetos pedagógicos que incluam em seu desenvolvimento recursos
digitais, o docente irá buscar o aprendizado significativo de seus estudantes com
atividades em que as crianças estabeleçam relações entre novos conteúdos e seus
conhecimentos prévios. Esses projetos podem passar por áreas como a experi-
mentação e a utilização das TIC para a comunicação e expressão de seus desejos,
desagrados e necessidades; reconhecimento de ritmos; identificação das dife-
renças entre os indivíduos; respeito às regras; iniciativa de pedir ajuda quando
necessário; compreensão do cuidado e zelo por diferentes objetos; expressão da
criatividade; entre outros.
Assim, considera-se que o diferencial e o sucesso das práticas e projetos envol-
vendo recursos digitais se dará por meio da estratégia didática desenvolvida pelo
educador. (SANTOS et all, 2017). Reforçando assim a necessidade da intenciona-
lidade pedagógica da inserção destes elementos em sala de aula que irão contribuir
para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem de todos os campos de
experiências da Educação Infantil.
Além de todas as dimensões citadas, consideramos também a internacionali-
zação como um importante aspecto que está presente nesse segmento. Vivemos
hoje em um mundo cada vez mais global, onde as fronteiras que separam as
diferentes culturas estão se tornando mais invisíveis, abrindo as portas para o
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