Page 107 - Diretrizes para Educação Infantil
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A utilização das TIC no contexto da Educação Infantil também deve ir ao encontro
             dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento que estabelecem que os estudantes
             utilizem estes recursos de forma significativa, reflexiva, ética, lúdica e criativa para
             expressar seu protagonismo de maneira a contribuir para a construção de uma
             sociedade justa, democrática e inclusiva. Portanto, dentro do seu planejamento,
             o educador deve avaliar e inserir objetos de aprendizagem com linguagem
             apropriada para o nível dos estudantes, que seja livre de estereótipos e preconcei-
             tos, que desperte o engajamento deles (NASCIMENTO, 2012) e o mais importante,
             que esteja associado a uma intencionalidade pedagógica que contribua para o
             desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem da série em que foi inserido.
             A própria construção do conhecimento dentro dos ambientes digitais possui
             consonância com o nosso projeto educativo, uma vez que no contexto das mídias
             digitais, a aprendizagem ocorre de maneira livre, menos rígida, com conexões que
             passam pelo sensorial, emocional, organização racional e de resposta imediata
             por parte dos estudantes. (MORAN, 2003)
             A inserção das TIC no espaçotempo da Educação Infantil não deve ocorrer de
             maneira esporádica ou pontual. Portanto, recomenda-se a realização de projetos
             com os estudantes que auxiliem no desenvolvimento integral deles contribuindo
             assim no conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais,
             estéticas e éticas e na formação de crianças felizes e saudáveis. (MACHADO, 2009)
             Por meio de projetos pedagógicos que incluam em seu desenvolvimento recursos
             digitais, o docente irá buscar o aprendizado significativo de seus estudantes com
             atividades em que as crianças estabeleçam relações entre novos conteúdos e seus
             conhecimentos prévios. Esses projetos podem passar por áreas como a experi-
             mentação e a utilização das TIC para a comunicação e expressão de seus desejos,
             desagrados e necessidades; reconhecimento de ritmos; identificação das dife-
             renças entre os indivíduos; respeito às regras; iniciativa de pedir ajuda quando
             necessário; compreensão do cuidado e zelo por diferentes objetos; expressão da
             criatividade; entre outros.
             Assim, considera-se que o diferencial e o sucesso das práticas e projetos envol-
             vendo recursos digitais se dará por meio da estratégia didática desenvolvida pelo
             educador. (SANTOS et all, 2017). Reforçando assim a necessidade da intenciona-
             lidade pedagógica da inserção destes elementos em sala de aula que irão contribuir
             para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem de todos os campos de
             experiências da Educação Infantil.
             Além de todas as dimensões citadas, consideramos também a internacionali-
             zação como um importante aspecto que está presente nesse segmento. Vivemos
             hoje em um mundo cada vez mais global, onde as fronteiras que separam as
             diferentes culturas estão se tornando mais invisíveis, abrindo as portas para o




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