Page 111 - Diretrizes para Educação Infantil
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A disponibilidade e o acesso aos diversos materiais (brinquedos, jogos, massinha,
sucata, pincéis, tinta, papéis, argila, entre outros) são essenciais no processo de
desenvolvimento das crianças. Os materiais possibilitam e tornam potente o
exercício da criatividade, da imaginação, da elaboração, além de favorecer o
desenvolvimento dos movimentos (coordenação motora, organização e orientação
espacial, entre outros), das relações sociais (brinquedos podem ser objetos de
disputas, conflitos, gerando oportunidade de mediar as relações).
Nesse sentido, a adoção de materiais didáticos nesse segmento é questionada
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no meio acadêmico . Utilizar esse tipo de material com propostas já estruturadas
limitam as possibilidades de emergência do protagonismo infantil, pois as
curiosidades, as dúvidas e os questionamentos dos estudantes são abafados pelas
estruturas didáticas propostas pelos materiais, além de não favorecer os aspectos
criativos, imaginativos, construtores dos estudantes.
Assim, apresentamos algumas possibilidades de materiais que podem ser utilizados
como ponte para o desenvolvimento das potencialidades do estudante. Lembrando
que são sugestões mínimas, e o educador pode explorar sua criatividade para
oferecer à sua turma materiais diversificados e inovadores, para que os estudantes
possam explorar, manipular, criar e construir novas aprendizagens.
• Materiais estruturados: são aqueles que já apresentam uma finalidade
pré-concebida para serem utilizados pelos estudantes. Livros de história,
cadernos, fantoches, jogos, brinquedos diversos (boneca, bola, panelinha,
blocos de montar, carrinhos), papéis, tinta, pincéis, cola, massinha de modelar,
argila, fantasias, instrumentos musicais, lupas, tecidos, tapetes, entre outros.
• Materiais não estruturados: são aqueles que não apresentam uma finalidade
específica. São materiais diversos que serão utilizados e ganharão uma forma
a partir da criatividade e da ação do estudante. Sucatas, gravetos, folhas,
botões, pregadores, rolos de papel, carretel, caixas, entre outros.
• Caderno Marista : esse material é utilizado apenas no 1º ano e no 2º ano da
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Educação Infantil. O objetivo do caderno é que ele seja instrumento para o
registro das observações, explorações, descobertas, hipóteses que o estudante
irá construir ao longo do ano letivo. Nesse sentido, um caderno para cada
estudante é necessário para que ele possa realizar as escritas e os desenhos
das suas descobertas.
• Recursos audiovisuais: os recursos audiovisuais (televisão, rádio, data show,
entre outros) devem ser utilizados considerando a intencionalidade peda-
gógica planejada para a atividade.
10 Podemos citar os seguintes artigos:
ALBUQUERQUE, A. P. P. S.; SILVA, T. O uso do livro didático na Educação Infantil: letra-
mento ou alfabetização em foco? Horizontes - Revista de Educação, [S.l.], v. 5, n. 10, p. 5-22,
dez. 2017.
BOITO, C.; BARBOSA, M. C. S.; GOBBATO, C. Livro didático na Educação Infantil? De que
docência estamos falando? Reunião Científica Regional da ANPED, 2016.
11 No anexo 1 encontra-se a Orientação nº 53/2018 que trata sobre os Cadernos da Educação
Infantil Marista.
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