Page 108 - Diretrizes para Educação Infantil
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diálogo entre as nações, em um movimento multicultural. Nesse sentido, as
crianças fazem parte de um contexto social no qual vivenciam a multiculturalidade
em suas casas, no grupo de amigos, nas instituições que frequentam, e também
deve vivenciar na escolar.
A proposta de ter momentos em que poderá vivenciar a multiculturalidade viabi-
lizada pelo contato diário com uma língua estrangeira será de extrema importância
para a formação de um sujeito que respeite a multiculturalidade, compreenda
sua cidadania planetária e esteja pronto para conviver em um mundo cada vez
mais integrado.
Nesse sentido, o espaçotempo da internacionalização é oportunizado pelo
contato direto com a língua estrangeira – inglês, no caso – por meio de projetos
alinhados com os campos de experiências, jogos, brincadeiras, músicas etc.
Espera-se que o estudante avance gradativamente no conhecimento e na produção
da língua. Normalmente, a criança passa por um período de silêncio em que ela
entende mais do que fala. Isso poderá ser verificado por meio de respostas motoras
a comandos feitos em inglês. A repetição dos comandos, a delimitação de vocá-
bulos relacionados à sala de aula e ao fazeres da rotina apoiam o sentimento de
conforto e segurança ante à nova língua. É importante que o professor tenha esse
vocabulário de rotina bem definido, a repetição deles no contexto proporcionará
a aquisição. O mesmo ocorrerá com os cumprimentos, os pequenos pedidos do dia
a dia e aos grupos de vocábulos.
De forma geral, o aprender acontece por meio do brincar, das interações e da
ludicidade, por meio de projetos que envolvam atividades significativas, fazendo
com que a aprendizagem da segunda língua aconteça de forma natural. Dessa forma
será possível a compreensão da nova língua a partir da articulação das palavras
relacionadas às suas necessidades imediatas e estruturas essenciais, além da
vivência de outras realidades e culturas.
As experiências e vivências planejadas para os estudantes devem considerar
que espaçotempo no qual elas se materializam é o da criação, da investigação, das
tecnologias e da internacionalização. Esse é o ar que a Educação Infantil respira. É
por meio dessa dimensão que os campos de experiências serão trabalhados, com
seus objetivos de aprendizagem, tendo como eixo estruturante de trabalho as
interações e as brincadeiras, o cuidar e o educar. Dessa maneira, abre-se espaço
para um cotidiano flexível, de escuta e observação para que o protagonismo
possa despertar, visando o desenvolvimento do estudante e a construção de
aprendizagens significativas.
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