Page 108 - Diretrizes para Educação Infantil
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diálogo entre as nações, em um movimento multicultural. Nesse sentido, as
                      crianças fazem parte de um contexto social no qual vivenciam a multiculturalidade
                      em suas casas, no grupo de amigos, nas instituições que frequentam, e também
                      deve vivenciar na escolar.
                      A proposta de ter momentos em que poderá vivenciar a multiculturalidade viabi-
                      lizada pelo contato diário com uma língua estrangeira será de extrema importância
                      para a formação de um sujeito que respeite a multiculturalidade, compreenda
                      sua cidadania planetária e esteja pronto para conviver em um mundo cada vez
                      mais integrado.

                      Nesse sentido, o espaçotempo da internacionalização é oportunizado pelo
                      contato direto com a língua estrangeira – inglês, no caso – por meio de projetos
                      alinhados com os campos de experiências, jogos, brincadeiras, músicas etc.
                      Espera-se que o estudante avance gradativamente no conhecimento e na produção
                      da língua. Normalmente, a criança passa por um período de silêncio em que ela
                      entende mais do que fala. Isso poderá ser verificado por meio de respostas motoras
                      a comandos feitos em inglês. A repetição dos comandos, a delimitação de vocá-
                      bulos relacionados à sala de aula e ao fazeres da rotina apoiam o sentimento de
                      conforto e segurança ante à nova língua. É importante que o professor tenha esse
                      vocabulário de rotina bem definido, a repetição deles no contexto proporcionará
                      a aquisição. O mesmo ocorrerá com os cumprimentos, os pequenos pedidos do dia
                      a dia e aos grupos de vocábulos.
                      De forma geral, o aprender acontece por meio do brincar, das interações e da
                      ludicidade, por meio de projetos que envolvam atividades significativas, fazendo
                      com que a aprendizagem da segunda língua aconteça de forma natural. Dessa forma
                      será possível a compreensão da nova língua a partir da articulação das palavras
                      relacionadas às suas necessidades imediatas e estruturas essenciais, além da
                      vivência de outras realidades e culturas.
                      As experiências e vivências planejadas para os estudantes devem considerar
                      que espaçotempo no qual elas se materializam é o da criação, da investigação, das
                      tecnologias e da internacionalização. Esse é o ar que a Educação Infantil respira. É
                      por meio dessa dimensão que os campos de experiências serão trabalhados, com
                      seus objetivos de aprendizagem, tendo como eixo estruturante de trabalho as
                      interações e as brincadeiras, o cuidar e o educar. Dessa maneira, abre-se espaço
                      para um cotidiano flexível, de escuta e observação para que o protagonismo
                      possa despertar, visando o desenvolvimento do estudante e a construção de
                      aprendizagens significativas.





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