Page 106 - Diretrizes para Educação Infantil
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máximo a criatividade, o interesse e o envolvimento dos estudantes, de maneira
que eles participem ativamente das ações, reverberando assim na construção de
aprendizagens significativas.
Com a criação, os espaçostempos da Educação Infantil devem refletir um ambiente
do educar pela investigação, no qual “nada impede que a sala de aula seja
reinventada para que seja utilizada como um dos locais para a realização da
investigação.” (SILVA, 2016, p. 36)
Demo (1997) destaca a importância do trabalho com a investigação e estabelece
uma distinção entre a pesquisa como princípio científico - que responde a um
procedimento para fazer ciência - e a pesquisa como princípio educativo, que diz
respeito à pedagogia do questionamento. Para o autor, é somente por meio desta
via que a educação será capaz de cumprir a sua função emancipadora, já que a
pesquisa possibilita a formação do espírito crítico, desenvolvendo a capacidade
de saber pensar, aprender a aprender e questionar.
Durante a investigação, os estudantes são motivados a participar de todas as
etapas da pesquisa. O professor, na sua ação pedagógica, deve ser o combustível
para brotar nos estudantes a curiosidade e o desejo por descobrir coisas novas.
Assim, a busca por informações em diversas fontes, a observação, a realização de
experimentos, o levantamento de hipóteses, a interpretação dos dados e o registro
das descobertas, livres de esquemas e modelos preconcebidos, serão parte de um
projeto pedagógico que desenvolverá aprendizagens significativas.
Articulada aos momentos de experiências, descobertas, a pesquisa deve propor-
cionar também a vivência com os espaços interno e externos de aprendizagem.
Neste sentido, a escola deve promover experiências que envolvam o uso da
biblioteca, de laboratórios, do parque, aulas de campo, entre outras atividades
que tenham como intencionalidade oferecer aos estudantes uma multiplicidade
de vivências pastorais pedagógicas para que possam descobrir e construir respostas
para os diversos questionamentos.
Ao desenvolver pesquisa, as crianças realizam uma investigação em profundidade
sobre eventos ou fenômenos interessantes que identificam em seu ambiente,
buscando soluções para as perguntas relacionadas pelo grupo, de maneira a
dialogar, compreender, operar, cooperar e produzir conhecimento.
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) também são consideradas
uma dimensão importante do espaçotempo da Educação Infantil. A inserção da
criança no mundo digital a aproxima do contexto atual de nossa sociedade e a
prepara para as demais etapas da Educação Básica. Além disso, é preciso reconhecer
que os estudantes desta faixa de ensino são nativos digitais, pois nasceram imersos
às TIC e apresentam novas formas de se relacionar, aprender e de se expressar
(PRENSKY, 2001).
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