Page 112 - Diretrizes para Educação Infantil
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Desse modo, os materiais estão à disposição do educador para serem instru-
mentos desencadeadores de novas aprendizagens. Portanto, é necessário que o
educador observe e conheça seus estudantes, sua turma, para que possa tomar
decisões assertivas nas escolhas dos materiais, considerando as intencionali-
dades pedagógicas.
5.2.3. Atividades
As atividades desenvolvidas na Educação Infantil apresentam um sentido maior
do que a simples execução de tarefas, seguindo um modelo do Ensino Fundamental,
com atividades formatadas, utilizando somente lápis e borracha, em horários
rígidos. Elas estão presentes no cotidiano da escola nas suas diversas dimensões
– socialização, cuidado, higiene, alimentação, pedagógica – e são constituintes
no processo de desenvolvimento dos sujeitos.
As atividades realizadas pelas crianças no seu cotidiano são momentos fecundos
para o seu pleno desenvolvimento, que não se restringem apenas àquelas que
envolvem o registro escrito, seja por meio do desenho ou escrita espontânea.
Todas as ações realizadas pela criança, desde o momento em que chega à escola até
a hora de ir embora, são experiências, vivências e interações com outras pessoas
que transformam sua maneira de perceber o mundo, atribuindo novos significados
para as relações, construindo novas aprendizagens.
Nesse sentido, o correr atrás do amigo, o subir no escorregador, o brincar de
esconde-esconde, a contação de histórias, o momento da rodinha, o escrever
uma lista, o decidir quem vai ser o ajudante do dia, o desenhar, o semear a horta da
escola, o misturar as tintas, o observar como as formigas andam, a hora do lanche,
o brincar de massinha, o momento da oração, o fazer uma receita, o montar um
robô com blocos, o separar e guardar os brinquedos, o momento da saída, todas
essas ações se tornam atividades com intencionalidade pedagógica a partir da
observação e da intenção do educador.
Para planejar atividades com intencionalidade pedagógicas, tendo no horizonte
os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, é necessário conhecer os estu-
dantes, saber quem forma a sua turma. A observação atenta e a escuta ativa são
importantes para conhecer quem são as crianças para quem as atividades serão
dirigidas, e ainda para perceber se o resultado das experiências foi proveitoso
para elas, se promoveram o movimento de reflexão e pensamento para seu
desenvolvimento.
Como sabemos, algumas atividades do cotidiano acontecem diariamente, por
exemplo, o momento da chegada, da oração, do lanche, da higiene, do parquinho,
da saída. A sequência dessas atividades pode ser organizada, sistematizada, e
exposta na sala de aula para que as crianças se sintam seguras em saber o que vai
acontecer no seu dia. Porém, essa sistematização deve ser construída juntamente
com as crianças, de forma que elas participem da montagem do painel realizando
desenhos, colagens, expressando sua criatividade no registro das atividades que
acontecerão no dia.
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