Page 117 - Diretrizes para Educação Infantil
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Quando se fala de projetos na escola, eles podem ser pensados a partir de
diferentes situações: projetos institucionais que são desenvolvidos em todos os
segmentos da escola, envolvendo todos os sujeitos da unidade educativa, e os
projetos pedagógicos que serão desenvolvidos em sala de aula como metodologia
de ensino e aprendizagem.
O início do projeto pedagógico desenvolvido em sala de aula se dá a partir da
problematização, da dúvida, do questionamento, da curiosidade que vai despertar no
estudante o desejo de investigar, descobrir, pesquisar informações para responder
(ou não!) o problema que deu origem ao projeto. Quando a criança é encorajada
a opinar, escolher, decidir sobre aquilo que deseja conhecer, ela é colocada no
centro do processo educativo, evidenciando seu protagonismo e, por conseguinte,
o ato de ensinar e aprender se torna mais significativo. Segundo Katz (1999):
[...] o trabalho com projetos visa a ajudar crianças pequenas a
extrair um sentido mais profundo e completo de eventos e fenô-
menos de seu próprio ambiente e de experiências que mereçam
sua atenção. Os projetos oferecem a parte do currículo na qual as
crianças são encorajadas a tomarem suas próprias decisões e a
fazerem suas próprias escolhas, geralmente em cooperação com
seus colegas, sobre o trabalho a ser realizado. Presumimos que
este tipo de trabalho aumenta a confiança das crianças em seus
próprios poderes intelectuais e reforça sua disposição de conti-
nuar aprendendo. (KATZ, 1999, p.38)
O papel do educador nesse processo é fundamental para mediar e orientar a
definição do problema. Em um primeiro momento é necessário que o ambiente
da Educação Infantil seja motivador e desafiador, para que o estudante possa ter
dúvidas, curiosidades e fazer perguntas. Em seguida, sua função mediadora será
fundamental para selecionar o problema que será pesquisado, que será o objeto
do projeto. Também será necessário ter uma postura propositiva, que desperte
na criança o interesse por alguma situação problema, caso esse movimento não
aconteça espontaneamente na turma. E por fim, será necessário que o educador
se reconheça como um sujeito curioso, investigador e pesquisador, para que possa
construir seu repertório de conhecimentos a partir da pesquisa sobre os temas
dos projetos, para que possa planejar, criar e desenvolver mais experiências,
vivências, atividades, novas perguntas, novos desafios para sua turma.
À medida em que o projeto vai se desenvolvendo, novas aprendizagens vão
acontecendo a partir das situações concretas que os estudantes vão vivenciando,
experimentando. Reflexões, pensamentos, ideias, hipóteses vão surgindo em
busca de uma resposta à dúvida inicial que inaugurou o projeto, no qual conteúdos
e temas vão sendo desenvolvidos.
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