Page 120 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 120
Narramos a seguir um exemplo do nascimento de um projeto, a partir do relato da
educadora, apresentado por Hoffmann (2015):
“Hora do “brinquedo livre”. Um grupo de quatro meninos, numa
mesa, brinca com seus bonecos (tartarugas ninjas). Os bonecos
começam a lutar ente si, manipulados por eles, a briga fica
violenta, um bate no outro. Um menino chora. Intervenho,
converso com os envolvidos, a brincadeira continua e a minha
observação também. Dali a alguns segundos, a mesma cena:
começam a brigar entre si... com suas tartarugas ninjas. Proponho
brincarmos com “massinha”, e o grupo aceita. Faço (tento imitar)
uma tartaruga ninja, usando massa verde e vermelha. As crianças
vibram e, no mesmo instante, todas da turma começam a mo-
delar, a confeccionar suas tartarugas ninjas. Elas ficam muito
envolvidas na atividade. Eu aproveito o momento e pergunto às
crianças “coisas” sobre aquela espécie de tartaruga: O que comem?
Onde moram? Elas têm que nome? O que gostam de fazer?
Por meio desse diálogo e com as informações trazidas pelo grupo,
ficou evidente para mim que seria muito interessante conhecermos
as tartarugas. Não havia como ignorar esse assunto, porque as
“ninjas” eram o universo que as crianças conheciam. Era preciso
proporcionar-lhes outras experiências, trocar pontos de vista so-
bre as tartarugas...” (HOFFMANN, 2015, p. 79 apud SEVERO in
REDIN et al., 2012, p. 145-146).
5.3.2. Organizando a trilha investigativa
Após a definição do problema (ou tema), já sabendo aquilo que as crianças
desejam investigar e aprender, é necessário organizar como esse trabalho de
pesquisa e de investigação será realizado. Aqui, as perguntas são dirigidas ao
educador: Como o projeto será desenvolvido? O que precisa ser feito? Como será
planejado? Quais atividades serão propostas? Quais materiais serão utilizados?
Agora é o momento de planejar as experiências, vivências, atividades, pesquisas,
utilizando os recursos e materiais disponíveis, explorando os diversos espaços
da escola, registros dos momentos vivenciados. Todo o planejamento do projeto
deve estar articulado aos campos de experiência e aos objetivos de aprendizagem
e desenvolvimento.
Quando iniciamos uma pesquisa é necessário coletar as informações sobre
aquilo que vai ser investigado. É importante colocar à disposição dos estudantes
diversas fontes e possibilidades para pesquisa, seja na sala de aula ou em outros
espaços da escola, como laboratórios, bibliotecas, horta, parquinho, entre outros.
As crianças devem ser envolvidas para participar desse momento. Elas podem
opinar e sugerir fontes e formas de pesquisa.
Diretrizes para Educação Infantil 119