Page 124 - Diretrizes para Educação Infantil
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•   A possibilidade de mudança (flexibilização) frente a alguma percepção do
                         educador ou interesses da turma.
                      •   O espaçotempo em que as atividades e experiências serão desenvolvidas,
                         incluindo os materiais e recursos que serão utilizados.
                      •   As concepções teóricas que subsidiam a prática pedagógica da Educação Infantil.

                      Por fim, entendemos que o planejamento  com base na proposta de projetos
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                      pedagógicos deve compreender os seguintes aspectos (OSTETTO, 2000, p. 8-9):
                      •   Nome: o título do projeto indica sobre qual assunto ele irá tratar. Ele deve
                         ser escolhido pelos estudantes, evidenciando assim o protagonismo infantil.
                      •   Tema: descrição de qual (ou quais) assuntos farão parte do projeto.
                      •   Justificativa: breve relato a respeito do surgimento do projeto.
                      •   Conhecimentos e questionamentos: registro do que os estudantes conhecem
                         ou já sabem sobre o tema (o que sabemos?), e suas curiosidades e questiona-
                         mentos (o que queremos saber?)
                      •   Trilha investigativa: descrições das experiências e atividades planejadas e
                         que serão realizadas durante o projeto; quais os campos de experiências
                         serão trabalhados (lembramos que é possível que uma experiência ou ativi-
                         dade contemple mais de um campo de experiências); quais os objetivos de
                         aprendizagem e desenvolvimento serão previstos; o que deve ser observado no
                         desenvolvimento do projeto para subsidiar os relatórios de avaliação des-
                         critivos; informar os espaços onde as atividades irão acontecer e quais serão
                         os materiais utilizados; quando serão realizadas (dias da semana, em quais
                         momentos do cotidiano).
                      •   Descobertas: relato das descobertas realizadas pela turma ao final do projeto.
                      •   Avaliação do projeto: relato das observações do educador sobre como foi o
                         desenvolvimento da turma na realização do projeto; se conseguiram alcançar
                         os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; o que será necessário
                         contemplar nos próximos projetos.
                      Um instrumento importante que irá contribuir para o registro das observações do
                      educador, colaborando no (re) planejamento pedagógico e também para a cons-
                      trução dos relatórios de desenvolvimento é o caderno de registros. Comumente
                      nomeado de “diário de bordo”, “diário de campo”, “semanário”, sua função é de
                      servir como instrumento de registro docente, por meio de relatos das observa-
                      ções, vivências, reflexões sobre o cotidiano da sua turma e sobre os estudantes in-
                      dividualmente, encaminhamento construídos naquele período, desafios a serem
                      enfrentados, práticas pedagógicas de sucesso. Nele o educador escreve as suas
                      percepções sobre o desenvolvimento dos estudantes e da sua turma, servindo
                      como memória de um período letivo e para avaliação.

                      13 Apresentamos no anexo 2 uma sugestão de planejamento com base na proposta de projetos
                        pedagógicos.



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