Page 124 - Diretrizes para Educação Infantil
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• A possibilidade de mudança (flexibilização) frente a alguma percepção do
educador ou interesses da turma.
• O espaçotempo em que as atividades e experiências serão desenvolvidas,
incluindo os materiais e recursos que serão utilizados.
• As concepções teóricas que subsidiam a prática pedagógica da Educação Infantil.
Por fim, entendemos que o planejamento com base na proposta de projetos
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pedagógicos deve compreender os seguintes aspectos (OSTETTO, 2000, p. 8-9):
• Nome: o título do projeto indica sobre qual assunto ele irá tratar. Ele deve
ser escolhido pelos estudantes, evidenciando assim o protagonismo infantil.
• Tema: descrição de qual (ou quais) assuntos farão parte do projeto.
• Justificativa: breve relato a respeito do surgimento do projeto.
• Conhecimentos e questionamentos: registro do que os estudantes conhecem
ou já sabem sobre o tema (o que sabemos?), e suas curiosidades e questiona-
mentos (o que queremos saber?)
• Trilha investigativa: descrições das experiências e atividades planejadas e
que serão realizadas durante o projeto; quais os campos de experiências
serão trabalhados (lembramos que é possível que uma experiência ou ativi-
dade contemple mais de um campo de experiências); quais os objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento serão previstos; o que deve ser observado no
desenvolvimento do projeto para subsidiar os relatórios de avaliação des-
critivos; informar os espaços onde as atividades irão acontecer e quais serão
os materiais utilizados; quando serão realizadas (dias da semana, em quais
momentos do cotidiano).
• Descobertas: relato das descobertas realizadas pela turma ao final do projeto.
• Avaliação do projeto: relato das observações do educador sobre como foi o
desenvolvimento da turma na realização do projeto; se conseguiram alcançar
os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; o que será necessário
contemplar nos próximos projetos.
Um instrumento importante que irá contribuir para o registro das observações do
educador, colaborando no (re) planejamento pedagógico e também para a cons-
trução dos relatórios de desenvolvimento é o caderno de registros. Comumente
nomeado de “diário de bordo”, “diário de campo”, “semanário”, sua função é de
servir como instrumento de registro docente, por meio de relatos das observa-
ções, vivências, reflexões sobre o cotidiano da sua turma e sobre os estudantes in-
dividualmente, encaminhamento construídos naquele período, desafios a serem
enfrentados, práticas pedagógicas de sucesso. Nele o educador escreve as suas
percepções sobre o desenvolvimento dos estudantes e da sua turma, servindo
como memória de um período letivo e para avaliação.
13 Apresentamos no anexo 2 uma sugestão de planejamento com base na proposta de projetos
pedagógicos.
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