Page 122 - Diretrizes para Educação Infantil
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5.3.3. Finalizar para recomeçar
                      Todo projeto tem um encerramento, no qual os conhecimentos e as conclusões
                      construídas são apresentados, assim como todos os registros realizados. A
                      culminância do projeto pode ser realizada de diversas maneiras: apresentação
                      do projeto para outras turmas; exposição dos materiais construídos na mostra
                      da escola; apresentação para as famílias, entre outros. O importante, nesse caso,
                      é que haja uma finalização, uma conclusão que vai encerrar um ciclo de aprendi-
                      zagens para iniciar outro. Quando a criança expõe aquilo que ela experimentou,
                      construiu, viveu, ela se sente produtora de conhecimentos que fazem sentido
                      para ela, podendo se manifestar como protagonista e no centro do processo de
                      ensino e aprendizagem.

                      5.4. O planejamento
                      O planejamento é uma etapa importante do projeto pedagógico, porque é nele
                      que se organiza a temática do projeto, as questões a serem respondidas (o que
                      eu quero aprender?), articulado aos campos de experiências, com os objetivos de
                      aprendizagem e desenvolvimento, ajustados às possibilidades reais de atividades
                      e experiências que serão realizadas. Tudo isso requer intencionalidade e siste-
                      matização para que novos conhecimentos sejam construídos, impulsionando o
                      pleno desenvolvimento das crianças.
                      Trata-se de uma reflexão a respeito das ações e decisões que estão ao alcance do
                      educador. É quando ele vai se utilizar de seu repertório cultural e criatividade para
                      programar e oportunizar situações de aprendizagem que tenham como foco o
                      desenvolvimento da criança. Nesse sentido Ostetto (2000) nos lembra que
                                  Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar
                                  um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de
                                  interação, de experiências múltiplas e significativas para com
                                  o grupo de crianças. Planejamento pedagógico é atitude crítica
                                  do educador diante de seu trabalho docente. Por isso, não é uma
                                  forma! Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador
                                  repensar, revisando, buscando novos significados para sua prática
                                  pedagógica. (Ostetto, 2000, p. 1)
                      O planejamento não se constitui para que o educador sistematize as ações que
                      ele deseja ensinar. Mas que seja pensado e organizado para atender os desejos e
                      interesses do estudante, considerando seu protagonismo e os conhecimentos
                      que as crianças já possuem. Nesse sentido, o educador tem de ter clareza para que
                      serve o planejamento, sobre o que vai planejar e para quem.







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