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5.3.3. Finalizar para recomeçar
Todo projeto tem um encerramento, no qual os conhecimentos e as conclusões
construídas são apresentados, assim como todos os registros realizados. A
culminância do projeto pode ser realizada de diversas maneiras: apresentação
do projeto para outras turmas; exposição dos materiais construídos na mostra
da escola; apresentação para as famílias, entre outros. O importante, nesse caso,
é que haja uma finalização, uma conclusão que vai encerrar um ciclo de aprendi-
zagens para iniciar outro. Quando a criança expõe aquilo que ela experimentou,
construiu, viveu, ela se sente produtora de conhecimentos que fazem sentido
para ela, podendo se manifestar como protagonista e no centro do processo de
ensino e aprendizagem.
5.4. O planejamento
O planejamento é uma etapa importante do projeto pedagógico, porque é nele
que se organiza a temática do projeto, as questões a serem respondidas (o que
eu quero aprender?), articulado aos campos de experiências, com os objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento, ajustados às possibilidades reais de atividades
e experiências que serão realizadas. Tudo isso requer intencionalidade e siste-
matização para que novos conhecimentos sejam construídos, impulsionando o
pleno desenvolvimento das crianças.
Trata-se de uma reflexão a respeito das ações e decisões que estão ao alcance do
educador. É quando ele vai se utilizar de seu repertório cultural e criatividade para
programar e oportunizar situações de aprendizagem que tenham como foco o
desenvolvimento da criança. Nesse sentido Ostetto (2000) nos lembra que
Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar
um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de
interação, de experiências múltiplas e significativas para com
o grupo de crianças. Planejamento pedagógico é atitude crítica
do educador diante de seu trabalho docente. Por isso, não é uma
forma! Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador
repensar, revisando, buscando novos significados para sua prática
pedagógica. (Ostetto, 2000, p. 1)
O planejamento não se constitui para que o educador sistematize as ações que
ele deseja ensinar. Mas que seja pensado e organizado para atender os desejos e
interesses do estudante, considerando seu protagonismo e os conhecimentos
que as crianças já possuem. Nesse sentido, o educador tem de ter clareza para que
serve o planejamento, sobre o que vai planejar e para quem.
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