Page 126 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 126
6. Referências
ALMEIDA, M.E.B. de. Como se trabalha com projetos (Entrevista). Revista TV
ESCOLA. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação,
SEED, nº 22, março/abril, 2002.
ARIÉS, P. História social da criança e da família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
AUDINO, Daniel Fagundes; NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Objetos de Apren-
dizagem-diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação.
Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, 2012.
BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil. Porto
Alegre: Artmed, 2006.
______. Tempo e cotidiano: tempos para viver a infância. Leitura: teoria e prática,
v. 31, n. 61, p. 213-222, nov. 2013.
BARBOSA, M.C.S.; CANCIAN, V. A.; WESHENFELDER, N.V. pedagogo generalista
– professor de Educação Infantil: implicações e desafios da formação. Revista
FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 27, n. 51, p. 45-67, jan. /
abr. 2018. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/
view/4966/3173 Acesso em 01.jun. 2019.
BAPTISTA, Mônica Correia. A linguagem escrita e o direito à educação na
primeira infância. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO
PERSPECTIVAS ATUAIS, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais. Disponível em: http://
goo.gl/w0Ab5p. Acesso em: 28 jan. 2016.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev.
Bras. Educ.,Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, Apr. 2002. Disponível em: http://www.
scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=
en&nrm=iso. Acesso em: 08 set. 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (Homologada em 20 dez. 2017).
Brasília: MEC, 2017. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 16 jan. 2018.
______. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na Educação
Infantil / [Ministério da Educação; texto final Zilma de Moraes Ramos de
Oliveira]. – São Paulo: Fundação Santillana, 2018.
Diretrizes para Educação Infantil 125