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5.5. Transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental
             A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental requer um olhar
             especial para que não haja uma ruptura dos processos pedagógicos entre estas
             duas etapas da Educação Básica.
             De acordo com a BNCC (2017), o equilíbrio, a integração e a continuidades do
             processo de aprendizagem são fundamentais na chegada da criança nessa nova
             etapa do seu processo de escolarização. Nesse sentido, é necessário que tanto os
             educadores quanto os estudantes compreendam que essa transição é realizada
             com base nos conhecimentos construídos e que devem ser considerados para a
             nova fase que se iniciará no Ensino Fundamental.
             O simples fato de as crianças deixarem a Educação Infantil rumo ao primeiro ano
             do Ensino Fundamental não significa que os processos de aprendizagem estão
             totalmente consolidados. E também que elas já estão “prontas” para ingressar
             numa perspectiva educacional diferente, que entende o currículo a partir de habi-
             lidades e áreas do conhecimento.
             Desse modo, todos (equipe gestora, coordenação pedagógica e educadores)
             devem assumir o compromisso de garantir que essa transição seja feita de forma
             contínua, e com o acolhimento necessário para que as crianças se sintam perten-
             centes à esta nova etapa e seguras para continuarem se desenvolvendo plena-
             mente. Algumas práticas adotadas na Educação Infantil ainda podem fazer parte
             do cotidiano do Ensino Fundamental, tais como, a ludicidade, as brincadeiras, as
             rodas de conversa, contações de histórias, entre outras que considerem a infância
             na sua essência.
             O diálogo e a partilha de informações sobre o desenvolvimento da turma e dos
             estudantes individualmente devem fazer parte dessa transição que acontece
             envolvendo os educadores e equipe técnica pedagógica. Também é importante
             que se crie esse rito de passagem para as crianças, para que a chegada à nova série/
             ano seja momento de alegria e novas descobertas.
             A família também deve fazer parte deste processo de acolhimento na nova fase,
             uma vez que as novidades também podem gerar angústias, sobretudo quanto ao
             processo de letramento e alfabetização. As dúvidas e inseguranças devem ser
             recebidas e dialogadas para que esse seja um processo natural de continuidade da
             vida escolar das crianças.















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