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O movimento de coletar os dados, fazer pesquisa, buscar informações está dire-
             tamente ligado ao registro daquilo que foi encontrado. Os registros podem
             ser realizados de diversas maneiras, por meio de desenho, escritas espontâneas,
             textos coletivos, recorte e colagem, produção de cartazes, listas, gráficos, entre
             outras formas que o educador pode, de forma criativa, planejar para desenvolver
             com os estudantes. Esse material faz parte da documentação pedagógica produ-
             zida pelo estudante e constitui a memória do trabalho desenvolvido, e poderá
             compor o portfólio de atividades do estudante.
             Após o levantamento de todas as informações, o próximo passo é promover
             experiências e atividades que vão desencadear reflexões e construção das
             hipóteses pelos estudantes. Barbosa e Horn (2008, p.18) apresentam uma gama
             de atividades válidas para esse momento, tais como, “as de criação de jogos, as
             atividades dramáticas, as experiências científicas, os desenhos, as esculturas, a
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             marcenaria, a música, os gráficos, as redações , os modelos, as construções de
             miniaturas, o trabalho com números, com cálculos, seriações e classificações, a
             ampliação de vocabulário específico, a elaboração de textos coletivos, as histórias
             contadas oralmente e escritas.” (BARBOSA; HORN, 2008, p. 62)
             Esses momentos coletivos e individuais devem ser conduzidos de maneira que os
             estudantes, a partir da mediação do educadora, formulem suas hipóteses, criem
             novas possibilidades, apresentem suas ideias e tirem suas próprias conclusões.
             Assim, as crianças interpretam aquilo que está sendo apresentado, formulam
             conceitos, fazem comparações, inferências, projeções, ou seja, organizam as
             informações, e em seguida registram e comunicam suas descobertas. O registro
             desses momentos envolve o olhar atendo do educador para decidir sobre a forma
             mais adequada para registrar, articulando as diferentes linguagens que os campos
             de experiências nos apresentam: linguagem artística, musical, matemática, lingua-
             gem oral e escrita, movimento, língua estrangeira, entre outros.
             Caminhando para o encerramento do projeto, as conclusões formuladas, os resul-
             tados encontrados devem ser reportados ao problema ou temática original, para
             que os estudantes possam refletir sobre o que eles aprenderam com o projeto e se
             conseguiram responder à situação problema ou temática original. Muito mais do
             que simplesmente responder ou não à pergunta de onde nasceu o projeto, o essencial
             nesse momento é trabalhar com os estudantes os conhecimentos construídos e a
             possibilidade de construção de novas perguntas, novos questionamentos.







             12  Nesse caso, estendemos o termo redação para as produções escritas espontâneas.



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