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O movimento de coletar os dados, fazer pesquisa, buscar informações está dire-
tamente ligado ao registro daquilo que foi encontrado. Os registros podem
ser realizados de diversas maneiras, por meio de desenho, escritas espontâneas,
textos coletivos, recorte e colagem, produção de cartazes, listas, gráficos, entre
outras formas que o educador pode, de forma criativa, planejar para desenvolver
com os estudantes. Esse material faz parte da documentação pedagógica produ-
zida pelo estudante e constitui a memória do trabalho desenvolvido, e poderá
compor o portfólio de atividades do estudante.
Após o levantamento de todas as informações, o próximo passo é promover
experiências e atividades que vão desencadear reflexões e construção das
hipóteses pelos estudantes. Barbosa e Horn (2008, p.18) apresentam uma gama
de atividades válidas para esse momento, tais como, “as de criação de jogos, as
atividades dramáticas, as experiências científicas, os desenhos, as esculturas, a
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marcenaria, a música, os gráficos, as redações , os modelos, as construções de
miniaturas, o trabalho com números, com cálculos, seriações e classificações, a
ampliação de vocabulário específico, a elaboração de textos coletivos, as histórias
contadas oralmente e escritas.” (BARBOSA; HORN, 2008, p. 62)
Esses momentos coletivos e individuais devem ser conduzidos de maneira que os
estudantes, a partir da mediação do educadora, formulem suas hipóteses, criem
novas possibilidades, apresentem suas ideias e tirem suas próprias conclusões.
Assim, as crianças interpretam aquilo que está sendo apresentado, formulam
conceitos, fazem comparações, inferências, projeções, ou seja, organizam as
informações, e em seguida registram e comunicam suas descobertas. O registro
desses momentos envolve o olhar atendo do educador para decidir sobre a forma
mais adequada para registrar, articulando as diferentes linguagens que os campos
de experiências nos apresentam: linguagem artística, musical, matemática, lingua-
gem oral e escrita, movimento, língua estrangeira, entre outros.
Caminhando para o encerramento do projeto, as conclusões formuladas, os resul-
tados encontrados devem ser reportados ao problema ou temática original, para
que os estudantes possam refletir sobre o que eles aprenderam com o projeto e se
conseguiram responder à situação problema ou temática original. Muito mais do
que simplesmente responder ou não à pergunta de onde nasceu o projeto, o essencial
nesse momento é trabalhar com os estudantes os conhecimentos construídos e a
possibilidade de construção de novas perguntas, novos questionamentos.
12 Nesse caso, estendemos o termo redação para as produções escritas espontâneas.
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