Page 119 - Diretrizes para Educação Infantil
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5.3.1. Definição do problema
A escolha do problema (ou do tema) deve considerar as observações, os desejos,
os interesses dos estudantes. Deve despertar nas crianças a curiosidade para
investigar, descobrir, pesquisar e aprender. O que eles querem saber, conhecer,
aprender? Qual tema está despertando curiosidade na turma? Essas perguntas
centrais são o ponto de partida para o início do projeto.
O tema pode resultar de experiências vividas pelas crianças em seu contexto
social, mas também pode ser proposto pelo educador, que deverá motivar a turma
para que se interesse pela ideia do projeto. Também pode surgir a partir de ideias
ou questionamentos provocados durante um projeto institucional que evolva
toda a escola. Pode surgir no momento da rodinha, no parquinho, após a contação
de história, numa atividade de modelagem, massinha, na conversa entre dois
colegas, entre outros.
Nem sempre as crianças expressam verbalmente suas curiosidades, seus desejos,
suas impressões. Assim, é fundamental que o educador tenha uma escuta ativa
e observação atenta para as diversas linguagens da criança, a fim de que possa
perceber e identificar as curiosidades e interesses das crianças, originando assim
novos projetos pedagógicos.
Mais de um problema ou tema também pode emergir na turma. Assim, é necessária
uma ação mediadora do educador para que os estudantes, de forma democrática,
possam definir e escolher o assunto do projeto pedagógico.
Diversas são as possibilidades de temáticas ou problemas para iniciar um projeto
pedagógico. Mas ele somente se efetiva como uma ação pedagógica promotora
de aprendizagens quando se torna significativo para os estudantes que dele
participam. De acordo com Barbosa e Horn (2008, p. 54) “para sabermos se um
tema ou problema é realmente interessante, precisamos ver se ele, como diz
Lipman (1997) “intranquilizou as mentes”.
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