Page 123 - Diretrizes para Educação Infantil
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Fundamental compreender que o planejamento não é uma sequência rígida de
             atividades que compõe o projeto pedagógico para serem executadas do cotidiano
             da Educação Infantil. Ele é, conforme diz Ostetto (2000, p.7), a organização de
             um “contexto envolvendo atividades e situações desafiadoras e significantes que
             favoreçam [para as crianças] a exploração, a descoberta e a apropriação de conhe-
             cimento sobre o mundo físico e social”.
             Desse modo, o contexto de atividades desafiadoras deve estar relacionado com
             aquilo que o projeto pedagógico está sugerindo, envolvendo a problema a ser
             solucionado ou o tema a ser investigado. As experiências e atividades devem fazer
             sentido e estarem contextualizadas com aquele momento específico, orientando
             o processo de descoberta e construção de conhecimentos. “O ato de planejar
             pressupõe o olhar atento à realidade”. (OSTETTO, 2000, p. 2). Que realidade?
             Aqui, falamos da realidade da criança, com todos os conhecimentos e culturas
             próprias da infância, todos os seus interesses, desejos, curiosidades, com sua
             forma singular de aprender e para quem é destinada toda a ação educativa. É
             com base na observação do desenvolvimento do estudante que o planejamento
             se constitui a partir das intencionalidades pedagógicas presentes nas ações que
             serão realizadas em prol do desenvolvimento da criança.
             Outro aspecto que deve ser observado é a preparação das ações que serão desen-
             volvidas. Escolher e organizar o ambiente, preparar o material, dimensionar o
             tempo para as atividades e experiências que serão desenvolvidas no cotidiano
             evitando as improvisações. Outro aspecto importante é fazer uma projeção sobre
             o tempo do projeto. Embora saibamos que não há um prazo determinado para a
             duração do projeto, é importante que essa previsão esteja presente no planeja-
             mento, considerando possíveis flexibilizações em função da dinâmica de desen-
             volvimento do projeto pedagógico.
             Assim, o planejamento deve considerar:
             •   A escolha do problema ou do tema do projeto pedagógico que será desenvolvido.
             •   A seleção das atividades e experiências que servirão para a coleta das infor-
                mações e para a construção das hipóteses.
             •   A integração dos campos de experiência que serão trabalhos.
             •   Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que serão traçados para
                aquele projeto.
             •   Os elementos que serão observados para avaliar o processo de aprendizagem
                e desenvolvimento.
             •   O protagonismo dos estudantes nas atividades e experiências.
             •   Os estudantes como o centro do processo educativo.
             •   As brincadeiras e as interações como eixos norteadores dos processos
                pedagógicos.




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