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Fundamental compreender que o planejamento não é uma sequência rígida de
atividades que compõe o projeto pedagógico para serem executadas do cotidiano
da Educação Infantil. Ele é, conforme diz Ostetto (2000, p.7), a organização de
um “contexto envolvendo atividades e situações desafiadoras e significantes que
favoreçam [para as crianças] a exploração, a descoberta e a apropriação de conhe-
cimento sobre o mundo físico e social”.
Desse modo, o contexto de atividades desafiadoras deve estar relacionado com
aquilo que o projeto pedagógico está sugerindo, envolvendo a problema a ser
solucionado ou o tema a ser investigado. As experiências e atividades devem fazer
sentido e estarem contextualizadas com aquele momento específico, orientando
o processo de descoberta e construção de conhecimentos. “O ato de planejar
pressupõe o olhar atento à realidade”. (OSTETTO, 2000, p. 2). Que realidade?
Aqui, falamos da realidade da criança, com todos os conhecimentos e culturas
próprias da infância, todos os seus interesses, desejos, curiosidades, com sua
forma singular de aprender e para quem é destinada toda a ação educativa. É
com base na observação do desenvolvimento do estudante que o planejamento
se constitui a partir das intencionalidades pedagógicas presentes nas ações que
serão realizadas em prol do desenvolvimento da criança.
Outro aspecto que deve ser observado é a preparação das ações que serão desen-
volvidas. Escolher e organizar o ambiente, preparar o material, dimensionar o
tempo para as atividades e experiências que serão desenvolvidas no cotidiano
evitando as improvisações. Outro aspecto importante é fazer uma projeção sobre
o tempo do projeto. Embora saibamos que não há um prazo determinado para a
duração do projeto, é importante que essa previsão esteja presente no planeja-
mento, considerando possíveis flexibilizações em função da dinâmica de desen-
volvimento do projeto pedagógico.
Assim, o planejamento deve considerar:
• A escolha do problema ou do tema do projeto pedagógico que será desenvolvido.
• A seleção das atividades e experiências que servirão para a coleta das infor-
mações e para a construção das hipóteses.
• A integração dos campos de experiência que serão trabalhos.
• Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que serão traçados para
aquele projeto.
• Os elementos que serão observados para avaliar o processo de aprendizagem
e desenvolvimento.
• O protagonismo dos estudantes nas atividades e experiências.
• Os estudantes como o centro do processo educativo.
• As brincadeiras e as interações como eixos norteadores dos processos
pedagógicos.
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