Page 118 - Diretrizes para Educação Infantil
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É importante ressaltar que os conteúdos e temas que fazem parte do projeto
pedagógico não são o objeto de aprendizagem para a Educação Infantil, na pers-
pectiva de transmissão de conceitos previamente sistematizados. Eles são o meio
através dos quais serão trabalhados os campos de experiências, tendo como base
os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
A seguir apresentamos um quadro que mostra a forma pela qual os projetos
pedagógicos são compreendidos dentro do processo de ensino e aprendizagem, a
partir de alguns tópicos (BARBOSA; HORN, 2008, p. 20 e 21):
TÓPICOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
Aprendizagem Por meio de relações significativas.
Temas Temas diversos, que envolvam a resolução de problemas, dificul-
dades, necessidades.
Decisão sobre os temas Argumentação, debates, indicação do grupo, temas de interesse
coletivo.
Função do educador Pesquisador, intérprete, organizador.
Globalização Relação entre os conhecimentos (experiências), transdiscipli-
nariedade.
Modelo curricular Temas, problemas, ideias-chave.
Papel dos estudantes Copartícipe, planejador.
Estrutura didática Atividades de pesquisa, escolha e formulação de problemas,
arrolamento dos dados. Construção de hipóteses, experimentação,
avaliação e comunicação.
Avaliação Centralização nas relações, nas vivências e nos procedimentos.
Os projetos pedagógicos têm a função de tornar as aprendizagens significativas,
já que colocam o estudante no centro do processo pedagógico, expressando seu
protagonismo ao participar das decisões, indicando os caminhos pelos quais se
deseja trilhar a construção de conhecimento.
Trabalhar com os projetos prevê a possibilidade de integrar os que já são desen-
volvidos pela escola com aqueles que serão desenvolvidos em sala de aula. Por
exemplo, o projeto de leitura pode acontecer simultaneamente com o projeto
sobre dinossauros que a turma decidiu pesquisar.
Os projetos não têm um tempo determinado para acontecer. Podem durar uma
semana, quinze dias, um mês. A duração dependerá do ritmo e interesse da
turma, e da mediação do educador na proposição de questionamentos e novos
problemas. Porém, eles são organizados, sistematizados com início, meio e fim.
Primeiramente, surge o problema ou o tema que será pesquisado; em seguida,
realizam-se as atividades para coleta dos dados e construção das hipóteses; por
fim, as conclusões são apresentadas, dando espaço para novos problemas, novos
projetos pedagógicos.
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