Page 118 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 118

É importante ressaltar que os conteúdos e temas que fazem parte do projeto
                      pedagógico não são o objeto de aprendizagem para a Educação Infantil, na pers-
                      pectiva de transmissão de conceitos previamente sistematizados. Eles são o meio
                      através dos quais serão trabalhados os  campos de experiências, tendo como base
                      os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
                      A seguir apresentamos um quadro que mostra a forma pela qual os projetos
                      pedagógicos são compreendidos dentro do processo de ensino e aprendizagem, a
                      partir de alguns tópicos (BARBOSA; HORN, 2008, p. 20 e 21):

                       TÓPICOS         PROJETOS PEDAGÓGICOS
                       Aprendizagem    Por meio de relações significativas.
                       Temas           Temas diversos, que envolvam a resolução de problemas, dificul-
                                       dades, necessidades.
                       Decisão sobre os temas  Argumentação, debates, indicação do grupo, temas de interesse
                                       coletivo.
                       Função do educador  Pesquisador, intérprete, organizador.
                       Globalização    Relação entre os conhecimentos (experiências), transdiscipli-
                                       nariedade.
                       Modelo curricular  Temas, problemas, ideias-chave.
                       Papel dos estudantes  Copartícipe, planejador.
                       Estrutura didática  Atividades de pesquisa, escolha e formulação de problemas,
                                       arrolamento dos dados. Construção de hipóteses, experimentação,
                                       avaliação e comunicação.
                       Avaliação       Centralização nas relações, nas vivências e nos procedimentos.
                      Os projetos pedagógicos têm a função de tornar as aprendizagens significativas,
                      já que colocam o estudante no centro do processo pedagógico, expressando seu
                      protagonismo ao participar das decisões, indicando os caminhos pelos quais se
                      deseja trilhar a construção de conhecimento.
                      Trabalhar com os projetos prevê a possibilidade de integrar os que já são desen-
                      volvidos pela escola com aqueles que serão desenvolvidos em sala de aula. Por
                      exemplo, o projeto de leitura pode acontecer simultaneamente com o projeto
                      sobre dinossauros que a turma decidiu pesquisar.
                      Os projetos não têm um tempo determinado para acontecer. Podem durar uma
                      semana, quinze dias, um mês. A duração dependerá do ritmo e interesse da
                      turma, e da mediação do educador na proposição de questionamentos e novos
                      problemas. Porém, eles são organizados, sistematizados com início, meio e fim.
                      Primeiramente, surge o problema ou o tema que será pesquisado; em seguida,
                      realizam-se as atividades para coleta dos dados e construção das hipóteses; por
                      fim, as conclusões são apresentadas, dando espaço para novos problemas, novos
                      projetos pedagógicos.



                                                   Diretrizes para Educação Infantil 117
   113   114   115   116   117   118   119   120   121   122   123