Page 96 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 96

MOVIMENTO E CORPOREIDADE
                                      Relacionar-se em um grupo social mais amplo, cooperando com os
                       INF02MOVCOR15  professores e os colegas, em pequenas tarefas, quando solicitado,
                                      diferenciando o eu, o outro e o grupo.
                                      Concentrar-se em uma mesma atividade, em intervalo de tempo
                       INF02MOVCOR16
                                      cada vez maiores.
                       INF02MOVCOR17  Atender aos comandos dados pelo professor oralmente e por sinais.

                                               BRINCAR
                                  Campo de experiências BNCC: O eu, o outro e o nós
                                            Brincadeira Dirigida
                                      Utilizar, criativamente, práticas corporais para realizar jogos e
                                      brincadeiras e para criar e representar personagens no faz de
                       INF02BRINC01
                                      conta, no reconto de histórias, em danças e dramatizações, de
                                      acordo com a orientação de um adulto.
                                      Desenvolver a autonomia, brincando com diferentes parceiros e
                       INF02BRINC02   envolvendo-se em várias brincadeiras, como as exploratórias, as
                                      de construção e as tradicionais.
                                      Construir vínculos e inserir-se na sociedade e cultura, imitando e
                       INF02BRINC03   dramatizando pessoas, movimentos e a realidade, desempenhando
                                      diferentes papéis.
                                      Apreender seu universo social, ao participar da construção de
                       INF02BRINC04
                                      regras na organização das brincadeiras.
                       INF02BRINC05   Respeitar regras e combinados.
                       INF02BRINC06   Resolver conflitos que estão ao seu alcance.
                                             Brincadeira Livre
                                      Desenvolver sua criatividade, criando atividades sozinha ou em
                       INF02BRINC07
                                      ação com outros colegas.
                                      Identificar o potencial e os limites de diferentes materiais, objetos
                       INF02BRINC08   e ambientes, no espaço físico e social, para a criação de brinquedos
                                      e brincadeiras.
                                      Desenvolver sua sensibilidade em relação aos sentimentos, às
                       INF02BRINC09
                                      necessidades e às ideias dos outros com quem interage.
                                      Desenvolver, progressivamente, a sociabilidade, interagindo
                       INF02BRINC10   espontaneamente com os pares em brincadeiras e atividades
                                      coletivas.
                       INF02BRINC11   Perceber progressivamente a função do jogo.
                                      Exteriorizar emoções e sentimentos acompanhados de expressão
                       INF02BRINC12   oral e de outras formas de expressão (gestos, expressão facial,
                                      dentre outras).
                       INF02BRINC13   Manifestar suas preferências fazendo suas próprias escolhas.
                       INF02BRINC14   Perceber as brincadeiras como manifestações culturais.




                                                   Diretrizes para Educação Infantil  95
   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101