Page 96 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 96
MOVIMENTO E CORPOREIDADE
Relacionar-se em um grupo social mais amplo, cooperando com os
INF02MOVCOR15 professores e os colegas, em pequenas tarefas, quando solicitado,
diferenciando o eu, o outro e o grupo.
Concentrar-se em uma mesma atividade, em intervalo de tempo
INF02MOVCOR16
cada vez maiores.
INF02MOVCOR17 Atender aos comandos dados pelo professor oralmente e por sinais.
BRINCAR
Campo de experiências BNCC: O eu, o outro e o nós
Brincadeira Dirigida
Utilizar, criativamente, práticas corporais para realizar jogos e
brincadeiras e para criar e representar personagens no faz de
INF02BRINC01
conta, no reconto de histórias, em danças e dramatizações, de
acordo com a orientação de um adulto.
Desenvolver a autonomia, brincando com diferentes parceiros e
INF02BRINC02 envolvendo-se em várias brincadeiras, como as exploratórias, as
de construção e as tradicionais.
Construir vínculos e inserir-se na sociedade e cultura, imitando e
INF02BRINC03 dramatizando pessoas, movimentos e a realidade, desempenhando
diferentes papéis.
Apreender seu universo social, ao participar da construção de
INF02BRINC04
regras na organização das brincadeiras.
INF02BRINC05 Respeitar regras e combinados.
INF02BRINC06 Resolver conflitos que estão ao seu alcance.
Brincadeira Livre
Desenvolver sua criatividade, criando atividades sozinha ou em
INF02BRINC07
ação com outros colegas.
Identificar o potencial e os limites de diferentes materiais, objetos
INF02BRINC08 e ambientes, no espaço físico e social, para a criação de brinquedos
e brincadeiras.
Desenvolver sua sensibilidade em relação aos sentimentos, às
INF02BRINC09
necessidades e às ideias dos outros com quem interage.
Desenvolver, progressivamente, a sociabilidade, interagindo
INF02BRINC10 espontaneamente com os pares em brincadeiras e atividades
coletivas.
INF02BRINC11 Perceber progressivamente a função do jogo.
Exteriorizar emoções e sentimentos acompanhados de expressão
INF02BRINC12 oral e de outras formas de expressão (gestos, expressão facial,
dentre outras).
INF02BRINC13 Manifestar suas preferências fazendo suas próprias escolhas.
INF02BRINC14 Perceber as brincadeiras como manifestações culturais.
Diretrizes para Educação Infantil 95