Page 95 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 95

MOVIMENTO E CORPOREIDADE
                      Campo de experiências BNCC: Corpo, gestos e movimentos
                             Descobrir variados modos de ocupação e de uso do espaço com
                             o corpo, explorando um amplo repertório de mímicas, gestos,
              INF02MOVCOR01
                             movimentos, podendo apoiar-se no uso de bolas, pneus, arcos,
                             dentre outros.
                             Participar, de modo ativo, de diversas atividades que envolvem
                             o corpo e de atividades de cuidados pessoais, reconhecendo-o e
              INF02MOVCOR02
                             compreendendo suas sensações e necessidades e desenvolvendo
                             autonomia para cuidar de si.
              INF02MOVCOR03  Explorar o potencial de seu corpo por meio do movimento.
                             Aumentar a destreza e a eficiência em movimentos simples e
                             combinados, como: correr, saltar, subir e descer escadas com
              INF02MOVCOR04
                             facilidade; fazer cambalhota; saltar dois degraus; sustentar o peso
                             do corpo em elevação; driblar bolas.
                             Executar movimentos que envolvam coordenação motora dos
                             grandes e pequenos músculos com progressiva independência:
              INF02MOVCOR05  abotoar, colocar objetos em orifícios; vestir-se e despir-se com
                             pouca ajuda; fazer nós em corda; cortar com tesoura; entrar e pas-
                             sar por dentro de objetos.
                             Executar movimentos que envolvam equilíbrio: manter o equilíbrio
                             com os olhos fechados; saltar em pé só; caminhar de diferentes
              INF02MOVCOR06  formas (ponta e calcanhar), para diferentes direções (frente, lado,
                             traz) percorrendo trajetos determinados, seguindo ou não linhas
                             traçadas no chão.
              INF02MOVCOR07  Orientar-se com facilidade no espaço durante as atividades.
              INF02MOVCOR08  Desenvolver as relações espaço/tempo com maior facilidade.
              INF02MOVCOR09  Prever efeito das ações sobre os objetos.
                             Conviver com crianças e adultos em espaços diversos, vivenciando
              INF02MOVCOR10
                             os gestos e os movimentos que marcam sua cultura.
                             Utilizar seu corpo com liberdade e autonomia, imitando os
              INF02MOVCOR11
                             elementos e objetos do meio circundante.
                             Realizar diferentes expressões faciais e posturas corporais, inter-
              INF02MOVCOR12
                             pretando seu significado no contexto.
                             Explorar os ambientes por meio dos sentidos, verbalizando suas
              INF02MOVCOR13  sensações, desenvolvendo noções de: próximo/longe, forte/fraco,
                             rápido/lento, leve/pesado.
                             Participar de resolução de problemas cotidianos que envolvam
              INF02MOVCOR14  quantidades, medidas, dimensões, tempos, espaços, comparações,
                             transformações, buscando explicações e levantando hipóteses.







              94  Diretrizes para Educação Infantil
   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100