Page 95 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 95
MOVIMENTO E CORPOREIDADE
Campo de experiências BNCC: Corpo, gestos e movimentos
Descobrir variados modos de ocupação e de uso do espaço com
o corpo, explorando um amplo repertório de mímicas, gestos,
INF02MOVCOR01
movimentos, podendo apoiar-se no uso de bolas, pneus, arcos,
dentre outros.
Participar, de modo ativo, de diversas atividades que envolvem
o corpo e de atividades de cuidados pessoais, reconhecendo-o e
INF02MOVCOR02
compreendendo suas sensações e necessidades e desenvolvendo
autonomia para cuidar de si.
INF02MOVCOR03 Explorar o potencial de seu corpo por meio do movimento.
Aumentar a destreza e a eficiência em movimentos simples e
combinados, como: correr, saltar, subir e descer escadas com
INF02MOVCOR04
facilidade; fazer cambalhota; saltar dois degraus; sustentar o peso
do corpo em elevação; driblar bolas.
Executar movimentos que envolvam coordenação motora dos
grandes e pequenos músculos com progressiva independência:
INF02MOVCOR05 abotoar, colocar objetos em orifícios; vestir-se e despir-se com
pouca ajuda; fazer nós em corda; cortar com tesoura; entrar e pas-
sar por dentro de objetos.
Executar movimentos que envolvam equilíbrio: manter o equilíbrio
com os olhos fechados; saltar em pé só; caminhar de diferentes
INF02MOVCOR06 formas (ponta e calcanhar), para diferentes direções (frente, lado,
traz) percorrendo trajetos determinados, seguindo ou não linhas
traçadas no chão.
INF02MOVCOR07 Orientar-se com facilidade no espaço durante as atividades.
INF02MOVCOR08 Desenvolver as relações espaço/tempo com maior facilidade.
INF02MOVCOR09 Prever efeito das ações sobre os objetos.
Conviver com crianças e adultos em espaços diversos, vivenciando
INF02MOVCOR10
os gestos e os movimentos que marcam sua cultura.
Utilizar seu corpo com liberdade e autonomia, imitando os
INF02MOVCOR11
elementos e objetos do meio circundante.
Realizar diferentes expressões faciais e posturas corporais, inter-
INF02MOVCOR12
pretando seu significado no contexto.
Explorar os ambientes por meio dos sentidos, verbalizando suas
INF02MOVCOR13 sensações, desenvolvendo noções de: próximo/longe, forte/fraco,
rápido/lento, leve/pesado.
Participar de resolução de problemas cotidianos que envolvam
INF02MOVCOR14 quantidades, medidas, dimensões, tempos, espaços, comparações,
transformações, buscando explicações e levantando hipóteses.
94 Diretrizes para Educação Infantil