Page 90 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 90
4.2.4. 2º ano – Educação Infantil
LETRAMENTO
Campo de experiências BNCC: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Linguagem Oral
Participar das interações cotidianas escutando com atenção e
INF02LETRAM01
compreensão seus pares.
INF02LETRAM02 Responder às questões propostas pelos educadores com coerência.
Compreender o sentido das mensagens orais, elaborando e respon-
INF02LETRAM03
dendo às perguntas.
INF02LETRAM04 Utilizar vocabulário variado, adequado às diversas situações.
Transmitir recados, notícias e informações oralmente, com
INF02LETRAM05
coerência, relatando as ideias com clareza.
Relatar observações feitas a partir de gravuras ou outros portadores
INF02LETRAM06 de texto, expressando suas opiniões e emoções, observando,
gradativamente, as questões temporais e causais.
INF02LETRAM07 Realizar antecipações e interpretações a respeito do que ouve.
Relatar experiências em relação aos projetos e experimentos
INF02LETRAM08
estudados.
Prática de Leitura e Literatura
Perceber a importância do hábito da leitura, interpretação e apre-
INF02LETRAM09
ciação de histórias.
Diferenciar os diversos portadores textuais, percebendo, gradati-
INF02LETRAM10
vamente, a função social da escrita.
Reconhecer e nomear as letras de imprensa minúsculas, estabele-
INF02LETRAM11
cendo relações com as letras maiúsculas.
Realizar leitura incidental de textos com rimas, parlendas e
INF02LETRAM12
trava-línguas.
Explorar o gênero jornalístico, fazendo inferências e antecipações
INF02LETRAM13
sobre as notícias lidas.
Estabelecer conexões entre as notícias do jornal e os acontecimentos
INF02LETRAM14
relatados com outros campos de experiência.
Prática de Escrita
Reconhecer, gradativamente, a função social da escrita, utilizando-a
INF02LETRAM15
como forma de comunicação.
INF02LETRAM16 Escrever o nome completo de forma autônoma.
Reescrever textos, de forma espontânea, mantendo aproximações
INF02LETRAM17
com o conteúdo e a forma original.
INF02LETRAM18 Produzir textos oralmente.
INF02LETRAM19 Produzir notícias a partir de fatos cotidianos.
Diretrizes para Educação Infantil 89