Page 90 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 90

4.2.4. 2º ano – Educação Infantil
                                              LETRAMENTO
                            Campo de experiências BNCC: Escuta, fala, pensamento e imaginação
                                             Linguagem Oral
                                      Participar das interações cotidianas escutando com atenção e
                       INF02LETRAM01
                                      compreensão seus pares.
                       INF02LETRAM02  Responder às questões propostas pelos educadores com coerência.
                                      Compreender o sentido das mensagens orais, elaborando e respon-
                       INF02LETRAM03
                                      dendo às perguntas.
                       INF02LETRAM04  Utilizar vocabulário variado, adequado às diversas situações.
                                      Transmitir recados, notícias e informações oralmente, com
                       INF02LETRAM05
                                      coerência, relatando as ideias com clareza.
                                      Relatar observações feitas a partir de gravuras ou outros portadores
                       INF02LETRAM06  de texto, expressando suas opiniões e emoções, observando,
                                      gradativamente, as questões temporais e causais.
                       INF02LETRAM07  Realizar antecipações e interpretações a respeito do que ouve.
                                      Relatar experiências em relação aos projetos e experimentos
                       INF02LETRAM08
                                      estudados.
                                         Prática de Leitura e Literatura
                                      Perceber a importância do hábito da leitura, interpretação e apre-
                       INF02LETRAM09
                                      ciação de histórias.
                                      Diferenciar os diversos portadores textuais, percebendo, gradati-
                       INF02LETRAM10
                                      vamente, a função social da escrita.
                                      Reconhecer e nomear as letras de imprensa minúsculas, estabele-
                       INF02LETRAM11
                                      cendo relações com as letras maiúsculas.
                                      Realizar leitura incidental de textos com rimas, parlendas e
                       INF02LETRAM12
                                      trava-línguas.
                                      Explorar o gênero jornalístico, fazendo inferências e antecipações
                       INF02LETRAM13
                                      sobre as notícias lidas.
                                      Estabelecer conexões entre as notícias do jornal e os acontecimentos
                       INF02LETRAM14
                                      relatados com outros campos de experiência.
                                             Prática de Escrita
                                      Reconhecer, gradativamente, a função social da escrita, utilizando-a
                       INF02LETRAM15
                                      como forma de comunicação.
                       INF02LETRAM16  Escrever o nome completo de forma autônoma.
                                      Reescrever textos, de forma espontânea, mantendo aproximações
                       INF02LETRAM17
                                      com o conteúdo e a forma original.
                       INF02LETRAM18  Produzir textos oralmente.
                       INF02LETRAM19  Produzir notícias a partir de fatos cotidianos.




                                                   Diretrizes para Educação Infantil  89
   85   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95