Page 86 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 86
BRINCAR
INF01BRINC13 Manifestar suas preferências fazendo suas próprias escolhas.
INF01BRINC14 Perceber as brincadeiras como manifestações culturais.
Atribuir novos sentidos às brincadeiras e aos jogos de antigamen-
INF01BRINC15 te, ampliando seu repertório e estabelecendo comparações com as
brincadeiras da atualidade.
MUSICALIDADE
Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
Reconhecer que o corpo pode manifestar-se de diferentes manei-
INF01MUSIC01
ras para acompanhar a música (expressão corporal).
Explorar os diversos ritmos e expressar-se por meio de movimentos
INF01MUSIC02
corporais e dança.
Cantar músicas com movimentos rítmicos utilizando as diversas
INF01MUSIC03
partes do corpo, como mãos e pés.
INF01MUSIC04 Improvisar sons e ritmos com o corpo e com a voz.
INF01MUSIC05 Identificar os sons produzidos nas diferentes partes do corpo.
Expressar-se por meio de gestos intencionais e coordenados ao
INF01MUSIC06
som de uma música.
INF01MUSIC07 Utilizar gestos e mímicas nas canções e melodias.
INF01MUSIC08 Diferenciar os sons presentes nos ambientes interno e externo.
INF01MUSIC09 Imitar os diferentes sons percebidos nos ambientes interno e externo.
Utilizar diversos tipos de fontes sonoras (dispositivos que emitem
INF01MUSIC10
sons) para produzir sons.
INF01MUSIC11 Utilizar materiais diversificados para produzir sons.
Criar maneiras de se expressar musicalmente através da confecção
INF01MUSIC12
de instrumentos musicais.
Identificar as qualidades sonoras de intensidade (forte e fraco),
INF01MUSIC13 altura (grave e agudo) cantando variadas músicas por meio de
fontes sonoras diversificadas e brincadeiras musicais.
Reproduzir sequências rítmicas em atividades e brincadeiras
INF01MUSIC14
diferenciadas.
Expressar sentimentos ao ouvir uma música: alegria, tristeza,
INF01MUSIC15
agitação e descanso.
Vivenciar diferentes expressões da cultura musical infantil
(cantigas folclóricas, cantigas regionais, cantigas de roda,
INF01MUSIC16
acalantos, entre outras) e de outras culturas, dentre elas músicas
clássicas, populares, cantadas ou instrumentais.
Diretrizes para Educação Infantil 85