Page 86 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 86

BRINCAR
                       INF01BRINC13   Manifestar suas preferências fazendo suas próprias escolhas.
                       INF01BRINC14   Perceber as brincadeiras como manifestações culturais.
                                      Atribuir novos sentidos às brincadeiras e aos jogos de antigamen-
                       INF01BRINC15   te, ampliando seu repertório e estabelecendo comparações com as
                                      brincadeiras da atualidade.
                                             MUSICALIDADE
                                Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
                                      Reconhecer que o corpo pode manifestar-se de diferentes manei-
                       INF01MUSIC01
                                      ras para acompanhar a música (expressão corporal).
                                      Explorar os diversos ritmos e expressar-se por meio de movimentos
                       INF01MUSIC02
                                      corporais e dança.
                                      Cantar músicas com movimentos rítmicos utilizando as diversas
                       INF01MUSIC03
                                      partes do corpo, como mãos e pés.
                       INF01MUSIC04   Improvisar sons e ritmos com o corpo e com a voz.
                       INF01MUSIC05   Identificar os sons produzidos nas diferentes partes do corpo.
                                      Expressar-se por meio de gestos intencionais e coordenados ao
                       INF01MUSIC06
                                      som de uma música.
                       INF01MUSIC07   Utilizar gestos e mímicas nas canções e melodias.
                       INF01MUSIC08   Diferenciar os sons presentes nos ambientes interno e externo.
                       INF01MUSIC09   Imitar os diferentes sons percebidos nos ambientes interno e externo.
                                      Utilizar diversos tipos de fontes sonoras (dispositivos que emitem
                       INF01MUSIC10
                                      sons) para produzir sons.
                       INF01MUSIC11   Utilizar materiais diversificados para produzir sons.
                                      Criar maneiras de se expressar musicalmente através da confecção
                       INF01MUSIC12
                                      de instrumentos musicais.
                                      Identificar as qualidades sonoras de intensidade (forte e fraco),
                       INF01MUSIC13   altura (grave e agudo) cantando variadas músicas por meio de
                                      fontes sonoras diversificadas e brincadeiras musicais.
                                      Reproduzir sequências rítmicas em atividades e brincadeiras
                       INF01MUSIC14
                                      diferenciadas.
                                      Expressar sentimentos ao ouvir uma música: alegria, tristeza,
                       INF01MUSIC15
                                      agitação e descanso.
                                      Vivenciar diferentes expressões da cultura musical infantil
                                      (cantigas folclóricas, cantigas regionais, cantigas de roda,
                       INF01MUSIC16
                                      acalantos, entre outras) e de outras culturas, dentre elas músicas
                                      clássicas, populares, cantadas ou instrumentais.





                                                   Diretrizes para Educação Infantil  85
   81   82   83   84   85   86   87   88   89   90   91