Page 83 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 83
CONHECIMENTO DE MUNDO
INF01COMUND06 Realizar, de forma progressiva, experimentações em seu cotidiano.
Utilizar diferentes recursos didáticos para a realização de pesquisas
INF01COMUND07
sobre os temas investigados.
Expressar curiosidade sobre situações que fazem parte do seu coti-
INF01COMUND08
diano e sobre o ambiente à sua volta.
INF01COMUND09 Diferenciar as diversas paisagens presente no cotidiano.
Descrever impressões sobre ambientes, paisagens e situações que
INF01COMUND10
observa.
Reconhecer a possibilidade de transformação dos objetos que
INF01COMUND11
manipula no seu cotidiano.
Utilizar materiais diversos, estabelecendo relação de comparação
INF01COMUND12 entre objetos observando suas texturas, cores, tamanhos, cheiros,
sabores e sons.
Estabelecer semelhanças e diferenças entre as variadas espécies
INF01COMUND13 de seres vivos, suas características e necessidades vitais, onde
se encontram.
Estabelecer semelhanças e diferenças entre os diversos fenômenos
INF01COMUND14
naturais e artificiais presentes no meio ambiente.
INF01COMUND15 Compreender a importância de cuidar e preservar o meio ambiente.
Praticar atitudes sustentáveis de cuidados com o meio ambiente e
INF01COMUND16
recursos naturais.
Conhecer os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar para colaborar
INF01COMUND17
com um ambiente mais sustentável.
Reconhecer-se como agente transformador do ambiente à sua
INF01COMUND18
volta.
Diferenciar as condições climáticas (estações do ano, temperatura,
INF01COMUND19 períodos de chuva ou seca na região) e as condições do tempo
(se está chovendo, se faz frio ou calor).
Expressar, sua imagem corporal através de diferentes linguagens:
INF01COMUND20
plásticas, registros, entre outros.
Descrever suas características próprias e de outras pessoas estabe-
INF01COMUND21
lecendo semelhanças e diferenças.
Conhecer a importância sobre a higiene, os cuidados com o corpo
INF01COMUND22
e a alimentação.
Realizar, com certa autonomia, ações cotidianas relacionadas à
INF01COMUND23
higiene, à alimentação, se vestir, organizar materiais, entre outros.
Identificar-se enquanto sujeito que pertence a diversos grupos
INF01COMUND24
sociais.
Expressar sua história e de sua família por meio de diferentes
INF01COMUND25
linguagens: plástica, registros, entre outros.
Experimentar as formas de manifestações culturais de diversos
INF01COMUND26
meios e grupos sociais.
82 Diretrizes para Educação Infantil