Page 83 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 83

CONHECIMENTO DE MUNDO
              INF01COMUND06  Realizar, de forma progressiva, experimentações em seu cotidiano.
                             Utilizar diferentes recursos didáticos para a realização de pesquisas
              INF01COMUND07
                             sobre os temas investigados.
                             Expressar curiosidade sobre situações que fazem parte do seu coti-
              INF01COMUND08
                             diano e sobre o ambiente à sua volta.
              INF01COMUND09  Diferenciar as diversas paisagens presente no cotidiano.
                             Descrever impressões sobre  ambientes, paisagens e situações que
              INF01COMUND10
                             observa.
                             Reconhecer a possibilidade de transformação dos objetos que
              INF01COMUND11
                             manipula no seu cotidiano.
                             Utilizar materiais diversos, estabelecendo relação de comparação
              INF01COMUND12  entre objetos observando suas texturas, cores, tamanhos, cheiros,
                             sabores e sons.
                             Estabelecer semelhanças e diferenças entre as variadas espécies
              INF01COMUND13  de seres vivos, suas características e necessidades vitais, onde
                             se encontram.
                             Estabelecer semelhanças e diferenças entre os diversos fenômenos
              INF01COMUND14
                             naturais e artificiais presentes no meio ambiente.
              INF01COMUND15  Compreender a importância de cuidar e preservar o meio ambiente.
                             Praticar atitudes sustentáveis de cuidados com o meio ambiente e
              INF01COMUND16
                             recursos naturais.
                             Conhecer os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar para colaborar
              INF01COMUND17
                             com um ambiente mais sustentável.
                             Reconhecer-se como agente transformador do ambiente à sua
              INF01COMUND18
                             volta.
                             Diferenciar as condições climáticas (estações do ano, temperatura,
              INF01COMUND19  períodos de chuva ou seca na região) e as condições do tempo
                             (se está chovendo, se faz frio ou calor).
                             Expressar, sua imagem corporal através de diferentes linguagens:
              INF01COMUND20
                             plásticas, registros, entre outros.
                             Descrever suas características próprias e de outras pessoas estabe-
              INF01COMUND21
                             lecendo semelhanças e diferenças.
                             Conhecer a importância sobre a higiene, os cuidados com o corpo
              INF01COMUND22
                             e a alimentação.
                             Realizar, com certa autonomia, ações cotidianas relacionadas à
              INF01COMUND23
                             higiene, à alimentação, se vestir, organizar materiais, entre outros.
                             Identificar-se enquanto sujeito que pertence a diversos grupos
              INF01COMUND24
                             sociais.
                             Expressar sua história e de sua família por meio de diferentes
              INF01COMUND25
                             linguagens: plástica, registros, entre outros.
                             Experimentar as formas de manifestações culturais de diversos
              INF01COMUND26
                             meios e grupos sociais.

              82  Diretrizes para Educação Infantil
   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88