Page 79 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 79

4.2.3. 1º ano – Educação Infantil
                                    LETRAMENTO
                    Campo de experiências BNCC: Escuta, fala, pensamento e imaginação
                                    Linguagem oral
              INF01LETRAM01  Utilizar a língua falada em diferentes situações cotidianas.
              INF01LETRAM02  Ouvir e esperar, gradativamente, sua vez para falar.
              INF01LETRAM03  Compreender o sentido das mensagens que ouve.
              INF01LETRAM04  Realizar e responder perguntas em suas interações cotidianas.
              INF01LETRAM05  Agregar novas palavras e seus significados em seu vocabulário.
                             Expressar ideias, opiniões, desejos e necessidades, praticando,
              INF01LETRAM06
                             gradativamente, a argumentação.
              INF01LETRAM07  Transmitir mensagens com coerência.
                             Narrar fatos e vivências, gradativamente, com clareza e ordenação
              INF01LETRAM08
                             de ideias.
              INF01LETRAM09  Realizar atividades a partir de instruções ouvidas.
              INF01LETRAM10  Verbalizar textos.
                             Reconhecer e usar a comunicação oral como forma de resolução
              INF01LETRAM11
                             de conflitos.
                             Utilizar elementos não linguísticos para conferir significado aos
              INF01LETRAM12
                             textos orais (gestos, expressões corporais, entonação, entre outros).
              INF01LETRAM13  Utilizar as expressões de cordialidade e respeito.
                                Prática de leitura e literatura
                             Participar de situações que sejam necessárias a utilização da
              INF01LETRAM14
                             leitura e da escrita.
                             Conhecer e manusear diferentes portadores de texto, percebendo,
              INF01LETRAM15
                             gradativamente, a função social da escrita.
                             Perceber os textos escritos como fonte de conhecimento, desco-
              INF01LETRAM16  bertas, prazer, divertimento, informações, entre outros, por meio
                             dos diversos gêneros.
                             Narrar textos ouvidos, em diversas formas, utilizando diferentes
              INF01LETRAM17
                             recursos.
                             Realizar pseudoleituras (rotina, imagens, palavras, textos), deta-
              INF01LETRAM18
                             lhando-as gradativamente.
              INF01LETRAM19  Comparar e diferenciar letras de desenhos e números.
                             Reconhecer e nomear todas as letras do alfabeto (imprensa
              INF01LETRAM20
                             maiúscula).
                             Compreender as diferenças entre a escrita e outras formas gráficas
              INF01LETRAM21
                             (números, setas, asteriscos).



              78  Diretrizes para Educação Infantil
   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84