Page 80 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 80

LETRAMENTO
                                      Observar, ler e interpretar capas de livros e contracapas, situando
                       INF01LETRAM22
                                      o autor, o título, entre outros.
                                             Prática de escrita
                       INF01LETRAM23  Apropriar-se do sistema de escrita.
                                      Reconhecer a escrita como forma diferenciada de expressão, co-
                       INF01LETRAM24
                                      municação e, gradativamente, a sua função social.
                                      Reescrever textos trabalhados em situações de produção oral,
                       INF01LETRAM25  mantendo aproximação com o conteúdo e a forma originais, tendo
                                      o adulto como escriba.
                                      Realizar tentativas de escrita, utilizando-se de recursos sonoros
                       INF01LETRAM26
                                      (consciência fonológica).
                       INF01LETRAM27  Escrever e copiar, respeitando a direção do nosso sistema de escrita.
                                      Apropriar-se do traçado adequado das letras do alfabeto, grada-
                       INF01LETRAM28
                                      tivamente.
                                      Manusear materiais impressos como livros, revistas, histórias em
                       INF01LETRAM29
                                      quadrinhos, entre outros.
                       INF01LETRAM30  Identificar e escrever o seu nome próprio sem o auxílio da ficha.
                                      Identificar e reconhecer nomes e palavras que lhe sejam familia-
                       INF01LETRAM31
                                      res: nomes dos colegas, da professora, da escola.
                                      Pegar com adequação no lápis, gradativamente, ao escrever, dese-
                       INF01LETRAM32
                                      nhar ou colorir.
                                      Participar das situações de escrita espontânea, explorando, neces-
                       INF01LETRAM33
                                      sariamente, suas hipóteses.
                                           Reflexão sobre a língua
                       INF01LETRAM34  Realizar, gradativamente, a análise fonológica de palavras.

                                             IMAGEM E ARTE
                                Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
                                              Arte e cultura
                                      Vivenciar, por meio da Arte, a diversidade de linguagens e mani-
                       INF01IMARTE01
                                      festações, respeitando-a.
                       INF01IMARTE02  Conhecer diferentes artistas e as suas obras.
                                      Reconhecer a Arte como uma linguagem que pode ser expressa em
                       INF01IMARTE03  várias modalidades: desenho, pintura, modelagem, arte cênica,
                                      música, dança, literatura, entre outras.
                                      Observar a Arte a partir do contato com artistas, obras, releituras
                                      de obras de artistas de renome, espaços culturais, galerias, mu-
                       INF01IMARTE04
                                      seus, conhecendo e identificando, gradativamente, a variedade
                                      dos produtos artísticos.




                                                   Diretrizes para Educação Infantil  79
   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85