Page 80 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 80
LETRAMENTO
Observar, ler e interpretar capas de livros e contracapas, situando
INF01LETRAM22
o autor, o título, entre outros.
Prática de escrita
INF01LETRAM23 Apropriar-se do sistema de escrita.
Reconhecer a escrita como forma diferenciada de expressão, co-
INF01LETRAM24
municação e, gradativamente, a sua função social.
Reescrever textos trabalhados em situações de produção oral,
INF01LETRAM25 mantendo aproximação com o conteúdo e a forma originais, tendo
o adulto como escriba.
Realizar tentativas de escrita, utilizando-se de recursos sonoros
INF01LETRAM26
(consciência fonológica).
INF01LETRAM27 Escrever e copiar, respeitando a direção do nosso sistema de escrita.
Apropriar-se do traçado adequado das letras do alfabeto, grada-
INF01LETRAM28
tivamente.
Manusear materiais impressos como livros, revistas, histórias em
INF01LETRAM29
quadrinhos, entre outros.
INF01LETRAM30 Identificar e escrever o seu nome próprio sem o auxílio da ficha.
Identificar e reconhecer nomes e palavras que lhe sejam familia-
INF01LETRAM31
res: nomes dos colegas, da professora, da escola.
Pegar com adequação no lápis, gradativamente, ao escrever, dese-
INF01LETRAM32
nhar ou colorir.
Participar das situações de escrita espontânea, explorando, neces-
INF01LETRAM33
sariamente, suas hipóteses.
Reflexão sobre a língua
INF01LETRAM34 Realizar, gradativamente, a análise fonológica de palavras.
IMAGEM E ARTE
Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
Arte e cultura
Vivenciar, por meio da Arte, a diversidade de linguagens e mani-
INF01IMARTE01
festações, respeitando-a.
INF01IMARTE02 Conhecer diferentes artistas e as suas obras.
Reconhecer a Arte como uma linguagem que pode ser expressa em
INF01IMARTE03 várias modalidades: desenho, pintura, modelagem, arte cênica,
música, dança, literatura, entre outras.
Observar a Arte a partir do contato com artistas, obras, releituras
de obras de artistas de renome, espaços culturais, galerias, mu-
INF01IMARTE04
seus, conhecendo e identificando, gradativamente, a variedade
dos produtos artísticos.
Diretrizes para Educação Infantil 79