Page 85 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 85

MOVIMENTO E CORPOREIDADE
                             Participar de resolução de problemas cotidianos que envolvam
              INF01MOVCOR11  quantidades, medidas, dimensões, tempos, espaços, comparações,
                             transformações, buscando explicações e levantando hipóteses.
                             Relacionar-se em um grupo social mais amplo, cooperando com os
              INF01MOVCOR12  professores e os colegas, em pequenas tarefas, quando solicitado,
                             diferenciando o eu, o outro e o grupo.
                             Concentrar-se em uma mesma atividade, em intervalo de tempo
              INF01MOVCOR13
                             cada vez maior.
              INF01MOVCOR14  Atender aos comandos dados pelo professor oralmente e por sinais.

                                      BRINCAR
                         Campo de experiências BNCC: O eu, o outro e o nós
                                  Brincadeira dirigida
                             Utilizar, criativamente, práticas corporais para realizar jogos e
                             brincadeiras e para criar e representar personagens no faz de con-
              INF01BRINC01
                             ta, no reconto de histórias, em danças e dramatizações, de acordo
                             com a orientação de um adulto.
                             Desenvolver a autonomia, brincando com diferentes parceiros e
              INF01BRINC02   envolvendo-se em várias brincadeiras, como as exploratórias, as
                             de construção e as tradicionais.
                             Construir vínculos e inserir-se na sociedade e cultura, imitando e
              INF01BRINC03   dramatizando pessoas, movimentos e a realidade, desempenhan-
                             do diferentes papéis.
                             Apreender seu universo social ao participar da construção de re-
              INF01BRINC04
                             gras na organização das brincadeiras.
              INF01BRINC05   Respeitar regras e combinados.
              INF01BRINC06   Resolver conflitos que estão ao seu alcance.
                                    Brincadeira livre
              INF01BRINC07   Inventar uma atividade sozinha ou em ação com outros colegas.
                             Identificar suas potencialidades, limites e interesses ao explorar
                             materiais, brinquedos, objetos e ambientes, no espaço físico e so-
              INF01BRINC08
                             cial, desenvolvendo sua sensibilidade em relação aos sentimentos,
                             às necessidades e às ideias dos outros com quem interage.
              INF01BRINC09   Socializar-se progressivamente.
                             Interagir espontaneamente com os pares em brincadeiras e ativi-
              INF01BRINC10
                             dades coletivas.
              INF01BRINC11   Perceber progressivamente a função do jogo.
                             Exteriorizar emoções e sentimentos acompanhados de expressão
              INF01BRINC12   oral e de outras formas de expressão (gestos, expressão facial,
                             dentre outros).




              84  Diretrizes para Educação Infantil
   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89   90