Page 85 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 85
MOVIMENTO E CORPOREIDADE
Participar de resolução de problemas cotidianos que envolvam
INF01MOVCOR11 quantidades, medidas, dimensões, tempos, espaços, comparações,
transformações, buscando explicações e levantando hipóteses.
Relacionar-se em um grupo social mais amplo, cooperando com os
INF01MOVCOR12 professores e os colegas, em pequenas tarefas, quando solicitado,
diferenciando o eu, o outro e o grupo.
Concentrar-se em uma mesma atividade, em intervalo de tempo
INF01MOVCOR13
cada vez maior.
INF01MOVCOR14 Atender aos comandos dados pelo professor oralmente e por sinais.
BRINCAR
Campo de experiências BNCC: O eu, o outro e o nós
Brincadeira dirigida
Utilizar, criativamente, práticas corporais para realizar jogos e
brincadeiras e para criar e representar personagens no faz de con-
INF01BRINC01
ta, no reconto de histórias, em danças e dramatizações, de acordo
com a orientação de um adulto.
Desenvolver a autonomia, brincando com diferentes parceiros e
INF01BRINC02 envolvendo-se em várias brincadeiras, como as exploratórias, as
de construção e as tradicionais.
Construir vínculos e inserir-se na sociedade e cultura, imitando e
INF01BRINC03 dramatizando pessoas, movimentos e a realidade, desempenhan-
do diferentes papéis.
Apreender seu universo social ao participar da construção de re-
INF01BRINC04
gras na organização das brincadeiras.
INF01BRINC05 Respeitar regras e combinados.
INF01BRINC06 Resolver conflitos que estão ao seu alcance.
Brincadeira livre
INF01BRINC07 Inventar uma atividade sozinha ou em ação com outros colegas.
Identificar suas potencialidades, limites e interesses ao explorar
materiais, brinquedos, objetos e ambientes, no espaço físico e so-
INF01BRINC08
cial, desenvolvendo sua sensibilidade em relação aos sentimentos,
às necessidades e às ideias dos outros com quem interage.
INF01BRINC09 Socializar-se progressivamente.
Interagir espontaneamente com os pares em brincadeiras e ativi-
INF01BRINC10
dades coletivas.
INF01BRINC11 Perceber progressivamente a função do jogo.
Exteriorizar emoções e sentimentos acompanhados de expressão
INF01BRINC12 oral e de outras formas de expressão (gestos, expressão facial,
dentre outros).
84 Diretrizes para Educação Infantil