Page 88 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 88
INGLÊS
INF01INGLE11 Relatar os diferentes fenômenos da natureza.
Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm
INF01INGLE12
diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
Criar formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensa-
INF01INGLE13 ções e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brin-
cadeiras, dança, teatro, música.
Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com
INF01INGLE14
conflitos nas interações com crianças e adultos.
Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimen-
INF01INGLE15 tação, conforto e aparência, utilizando o vocabulário em inglês
adequado.
Ampliar as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de par-
INF01INGLE16
ticipação e cooperação.
Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada,
INF01INGLE17
identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
INF01INGLE18 Relatar fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva entre outros).
SENTIDO RELIGIOSO
INF01SRELIG01 Refletir sobre as atitudes com o outro e com a natureza.
Vivenciar atitudes de colaboração, respeito, partilha, carinho,
INF01SRELIG02 afeto, cooperação, solidariedade e alteridade.
Vivenciar costumes religiosos da cultura em que a criança está
INF01SRELIG03 inserida.
Reconhecer progressivamente a importância da vida, partici-
INF01SRELIG04 pando ativamente da rotina da escola.
INF01SRELIG05 Valorizar, cuidar e respeitar seu corpo.
Participar de momentos celebrativos com envolvimento e postura
INF01SRELIG06 adequada.
INF01SRELIG07 Identificar os diferentes símbolos religiosos.
INF01SRELIG08 Reconhecer gradativamente a importância da vida em todas as
suas dimensões: o eu, o outro e a natureza.
Comunicar seus sentimentos, pensamentos e escolhas através da
INF01SRELIG09
linguagem oral, corporal e simbólica.
Entender gradativamente que as atitudes próprias devem visar o
INF01SRELIG10
bem do grupo.
Conhecer e respeitar os direitos e deveres da convivência escolar
INF01SRELIG11
(regras/combinados).
Diretrizes para Educação Infantil 87