Page 88 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 88

INGLÊS
                       INF01INGLE11   Relatar os diferentes fenômenos da natureza.
                                      Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm
                       INF01INGLE12
                                      diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
                                      Criar formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensa-
                       INF01INGLE13   ções e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brin-
                                      cadeiras, dança, teatro, música.
                                      Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com
                       INF01INGLE14
                                      conflitos nas interações com crianças e adultos.
                                      Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimen-
                       INF01INGLE15   tação, conforto e aparência, utilizando o vocabulário em inglês
                                      adequado.
                                      Ampliar as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de par-
                       INF01INGLE16
                                      ticipação e cooperação.
                                      Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada,
                       INF01INGLE17
                                      identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
                       INF01INGLE18   Relatar fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva entre outros).

                                           SENTIDO RELIGIOSO
                       INF01SRELIG01  Refletir sobre as atitudes com o outro e com a natureza.
                                      Vivenciar atitudes de colaboração, respeito, partilha, carinho,
                       INF01SRELIG02  afeto, cooperação, solidariedade e alteridade.
                                      Vivenciar costumes religiosos da cultura em que a criança está
                       INF01SRELIG03  inserida.
                                      Reconhecer progressivamente a importância da vida, partici-
                       INF01SRELIG04  pando ativamente da rotina da escola.
                       INF01SRELIG05  Valorizar, cuidar e respeitar seu corpo.
                                      Participar de momentos celebrativos com envolvimento e postura
                       INF01SRELIG06  adequada.
                       INF01SRELIG07  Identificar os diferentes símbolos religiosos.
                       INF01SRELIG08  Reconhecer gradativamente a importância da vida em todas as
                                      suas dimensões: o eu, o outro e a natureza.
                                      Comunicar seus sentimentos, pensamentos e escolhas através da
                       INF01SRELIG09
                                      linguagem oral, corporal e simbólica.
                                      Entender gradativamente que as atitudes próprias devem visar o
                       INF01SRELIG10
                                      bem do grupo.
                                      Conhecer e respeitar os direitos e deveres da convivência escolar
                       INF01SRELIG11
                                      (regras/combinados).




                                                   Diretrizes para Educação Infantil  87
   83   84   85   86   87   88   89   90   91   92   93