Page 92 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 92

IMAGEM E ARTE
                                      Construir, gradativamente, uma relação de autoconfiança com a
                       INF02IMARTE12
                                      produção artística, respeitando a própria produção e as dos colegas.
                       INF02IMARTE13  Interagir, criar e apreciar manifestações artísticas.
                       INF02IMARTE14  Diferenciar e descrever cenários.
                                      Representar a realidade: figura humana, animais, paisagem natural
                       INF02IMARTE15
                                      e urbana, espaços da escola.
                       INF02IMARTE16  Representar a figura humana em movimento, de frente e de perfil.
                                      Demonstrar o conhecimento que tem do ambiente por meio do
                       INF02IMARTE17  desenho (livre, descritivo, informativo e imaginativo), utilizando-o
                                      como forma de expressão.
                                      Vivenciar momentos de reflexão (análise, argumentação, crítica e
                       INF02IMARTE18
                                      interpretação) sobre sua própria vida e o mundo que o cerca.
                       INF02IMARTE19  Comparar a obra de arte de um artista com a sua vida cotidiana.

                                         LETRAMENTO MATEMÁTICO
                         Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
                                           Números e Operações
                                      Ampliar o campo numérico através da construção do conceito de
                       INF02LETMAT01
                                      número.
                       INF02LETMAT02  Perceber a inclusão hierárquica dos números.
                                      Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar
                       INF02LETMAT03
                                      o antes, o depois e o entre em uma sequência.
                                      Pensar quantitativamente estabelecendo relação entre o numeral
                       INF02LETMAT04
                                      e a quantidade.
                       INF02LETMAT05  Reconhecer e nomear os números gradativamente e com domínio.
                       INF02LETMAT06  Traçar corretamente os numerais.
                       INF02LETMAT07  Nomear os números em diferentes formas de registro.
                                      Classificar, ordenar e seriar quantidades utilizando coleções de
                       INF02LETMAT08
                                      materiais.
                                             Espaço e Forma
                       INF02LETMAT09  Identificar noções espaciais em relação ao corpo e aos objetos.
                                      Localizar e nomear as formas geométricas básicas: triângulo,
                       INF02LETMAT10
                                      quadrado, círculo e retângulo.
                                      Diferenciar, estabelecendo comparações entre: longo/curto, fino/
                       INF02LETMAT11
                                      grosso, curto/comprido.
                                      Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando,
                       INF02LETMAT12
                                      classificando, organizando considerando suas propriedades.
                                      Observar os objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e
                       INF02LETMAT13
                                      diferenças.




                                                   Diretrizes para Educação Infantil  91
   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96   97