Page 92 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 92
IMAGEM E ARTE
Construir, gradativamente, uma relação de autoconfiança com a
INF02IMARTE12
produção artística, respeitando a própria produção e as dos colegas.
INF02IMARTE13 Interagir, criar e apreciar manifestações artísticas.
INF02IMARTE14 Diferenciar e descrever cenários.
Representar a realidade: figura humana, animais, paisagem natural
INF02IMARTE15
e urbana, espaços da escola.
INF02IMARTE16 Representar a figura humana em movimento, de frente e de perfil.
Demonstrar o conhecimento que tem do ambiente por meio do
INF02IMARTE17 desenho (livre, descritivo, informativo e imaginativo), utilizando-o
como forma de expressão.
Vivenciar momentos de reflexão (análise, argumentação, crítica e
INF02IMARTE18
interpretação) sobre sua própria vida e o mundo que o cerca.
INF02IMARTE19 Comparar a obra de arte de um artista com a sua vida cotidiana.
LETRAMENTO MATEMÁTICO
Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
Números e Operações
Ampliar o campo numérico através da construção do conceito de
INF02LETMAT01
número.
INF02LETMAT02 Perceber a inclusão hierárquica dos números.
Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar
INF02LETMAT03
o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Pensar quantitativamente estabelecendo relação entre o numeral
INF02LETMAT04
e a quantidade.
INF02LETMAT05 Reconhecer e nomear os números gradativamente e com domínio.
INF02LETMAT06 Traçar corretamente os numerais.
INF02LETMAT07 Nomear os números em diferentes formas de registro.
Classificar, ordenar e seriar quantidades utilizando coleções de
INF02LETMAT08
materiais.
Espaço e Forma
INF02LETMAT09 Identificar noções espaciais em relação ao corpo e aos objetos.
Localizar e nomear as formas geométricas básicas: triângulo,
INF02LETMAT10
quadrado, círculo e retângulo.
Diferenciar, estabelecendo comparações entre: longo/curto, fino/
INF02LETMAT11
grosso, curto/comprido.
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando,
INF02LETMAT12
classificando, organizando considerando suas propriedades.
Observar os objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e
INF02LETMAT13
diferenças.
Diretrizes para Educação Infantil 91