Page 94 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 94
CONHECIMENTO DE MUNDO
Utilizar materiais diversos, estabelecendo relação de comparação
INF02COMUND13 entre objetos e observando texturas, cores, tamanhos, cheiros,
sabores e sons.
Estabelecer semelhanças e diferenças entre as diversas espécies
INF02COMUND14 de seres vivos, suas características e necessidades vitais, onde se
encontram.
Estabelecer semelhanças e diferenças entre os diversos fenômenos
INF02COMUND15
naturais e artificiais presentes no meio ambiente.
INF02COMUND16 Compreender a importância de cuidar e preservar o meio ambiente.
Praticar atitudes sustentáveis de cuidados com o meio ambiente e
INF02COMUND17
recursos naturais.
Compreender os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar para co-
INF02COMUND18
laborar com um ambiente mais sustentável.
INF02COMUND19 Identificar-se como agente transformador do ambiente à sua volta.
Diferenciar as condições climáticas (estações do ano, temperatura,
INF02COMUND20 períodos de chuva ou seca na região) e as condições do tempo (se
está chovendo, se faz frio ou calor).
Expressar, sua imagem corporal através de diferentes linguagens:
INF02COMUND21
plásticas, registros, entre outros.
Descrever suas características próprias e de outras pessoas,
INF02COMUND22
estabelecendo semelhanças e diferenças.
Conhecer a importância sobre a higiene, os cuidados com o corpo
INF02COMUND23
e a alimentação.
Realizar, com autonomia, ações cotidianas relacionadas à higiene,
INF02COMUND24
à alimentação, se vestir, organizar materiais, entre outros.
Identificar-se enquanto sujeito que pertence a diversos grupos
INF02COMUND25
sociais.
Expressar sua história e de sua família por meio de diferentes
INF02COMUND26
linguagens: plástica, registros, entre outros.
Experimentar as formas de manifestações culturais de diversos
INF02COMUND27
meios e grupos sociais.
Conhecer modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais
INF02COMUND28
do presente e do passado.
Identificar elementos da sua identidade cultural, regional e
INF02COMUND29
familiar.
Perceber a passagem do tempo através das atividades realizadas
INF02COMUND30
no cotidiano.
Observar e registrar mudanças ocorridas nas paisagens ao longo
INF02COMUND31
do tempo.
Utilizar diferentes recursos didáticos para a realização de
INF02COMUND32
pesquisas, com auxílio, sobre os temas que serão investigados.
Diretrizes para Educação Infantil 93