Page 94 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 94

CONHECIMENTO DE MUNDO
                                      Utilizar materiais diversos, estabelecendo relação de comparação
                       INF02COMUND13  entre objetos e observando texturas, cores, tamanhos, cheiros,
                                      sabores e sons.
                                      Estabelecer semelhanças e diferenças entre as diversas espécies
                       INF02COMUND14  de seres vivos, suas características e necessidades vitais, onde se
                                      encontram.
                                      Estabelecer semelhanças e diferenças entre os diversos fenômenos
                       INF02COMUND15
                                      naturais e artificiais presentes no meio ambiente.
                       INF02COMUND16  Compreender a importância de cuidar e preservar o meio ambiente.
                                      Praticar atitudes sustentáveis de cuidados com o meio ambiente e
                       INF02COMUND17
                                      recursos naturais.
                                      Compreender os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar para co-
                       INF02COMUND18
                                      laborar com um ambiente mais sustentável.
                       INF02COMUND19  Identificar-se como agente transformador do ambiente à sua volta.
                                      Diferenciar as condições climáticas (estações do ano, temperatura,
                       INF02COMUND20  períodos de chuva ou seca na região) e as condições do tempo (se
                                      está chovendo, se faz frio ou calor).
                                      Expressar, sua imagem corporal através de diferentes linguagens:
                       INF02COMUND21
                                      plásticas, registros, entre outros.
                                      Descrever suas características próprias e de outras pessoas,
                       INF02COMUND22
                                      estabelecendo semelhanças e diferenças.
                                      Conhecer a importância sobre a higiene, os cuidados com o corpo
                       INF02COMUND23
                                      e a alimentação.
                                      Realizar, com autonomia, ações cotidianas relacionadas à higiene,
                       INF02COMUND24
                                      à alimentação, se vestir, organizar materiais, entre outros.
                                      Identificar-se enquanto sujeito que pertence a diversos grupos
                       INF02COMUND25
                                      sociais.
                                      Expressar sua história e de sua família por meio de diferentes
                       INF02COMUND26
                                      linguagens: plástica, registros, entre outros.
                                      Experimentar as formas de manifestações culturais de diversos
                       INF02COMUND27
                                      meios e grupos sociais.
                                      Conhecer modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais
                       INF02COMUND28
                                      do presente e do passado.
                                      Identificar elementos da sua identidade cultural, regional e
                       INF02COMUND29
                                      familiar.
                                      Perceber a passagem do tempo através das atividades realizadas
                       INF02COMUND30
                                      no cotidiano.
                                      Observar e registrar mudanças ocorridas nas paisagens ao longo
                       INF02COMUND31
                                      do tempo.
                                      Utilizar diferentes recursos didáticos para a realização de
                       INF02COMUND32
                                      pesquisas, com auxílio, sobre os temas que serão investigados.

                                                   Diretrizes para Educação Infantil  93
   89   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99