Page 91 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 91
LETRAMENTO
Escrever palavras no nível silábico alfabético na construção da
INF02LETRAM20
base alfabética.
Realizar cópias de textos diversos, contextualizados em sala de
INF02LETRAM21 aula, observando, gradativamente, a sequência, a direção, o uso do
espaço e o traçado das letras.
Participar das situações de escrita espontânea, explorando, neces-
INF02LETRAM22
sariamente, suas hipóteses.
Reflexão sobre a língua
Reconhecer a língua oral/escrita, sendo capaz de perceber, grada-
INF02LETRAM23
tivamente, as unidades da língua, como palavras e sílabas.
Explorar a língua oral/escrita, sendo capaz de perceber semelhanças
INF02LETRAM24
como rimas e aliterações.
IMAGEM E ARTE
Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
Arte e Cultura
INF02IMARTE01 Identificar obras de artistas brasileiros e estrangeiros.
Reconhecer, gradativamente, os elementos básicos da linguagem
INF02IMARTE02
musical e visual.
Realizar a leitura de imagens a partir da observação dos diferentes
INF02IMARTE03 códigos de expressão (ponto, linha, textura, cor, plano, forma e
volume).
Reconhecer e compreender a Arte como uma linguagem que pode
ser expressa em várias modalidades como desenho, pintura,
INF02IMARTE04
modelagem, arte cênica, gravura, música, dança, fotografia, litera-
tura, cinema, entre outros.
Representar, graficamente, imagens paradas, em movimento,
INF02IMARTE05
dentro e fora de determinado contexto.
Reconhecer informações sobre a Arte em contato com artistas,
INF02IMARTE06 obras, releituras de obras de artistas de renome, espaços culturais,
galerias, museus, reconhecendo a variedade dos produtos artísticos.
Reconhecer, gradativamente, a harmonia e a sintonia nos traba-
INF02IMARTE07
lhos artísticos.
Conhecer e explorar, gradativamente, a produção de arte e da cul-
INF02IMARTE08
tura regional.
A arte na construção da identidade dos estudantes
INF02IMARTE09 Reconhecer estilos trabalhados relacionando-os com outros estilos.
Identificar semelhanças e diferenças nas representações da figura
INF02IMARTE10
humana em diferentes culturas.
INF02IMARTE11 Descrever composições figurativas (proporções e semelhanças).
90 Diretrizes para Educação Infantil