Page 91 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 91

LETRAMENTO
                             Escrever palavras no nível silábico alfabético na construção da
              INF02LETRAM20
                             base alfabética.
                             Realizar cópias de textos diversos, contextualizados em sala de
              INF02LETRAM21  aula, observando, gradativamente, a sequência, a direção, o uso do
                             espaço e o traçado das letras.
                             Participar das situações de escrita espontânea, explorando, neces-
              INF02LETRAM22
                             sariamente, suas hipóteses.
                                  Reflexão sobre a língua
                             Reconhecer a língua oral/escrita, sendo capaz de perceber, grada-
              INF02LETRAM23
                             tivamente, as unidades da língua, como palavras e sílabas.
                             Explorar a língua oral/escrita, sendo capaz de perceber semelhanças
              INF02LETRAM24
                             como rimas e aliterações.
                                    IMAGEM E ARTE
                      Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
                                     Arte e Cultura
              INF02IMARTE01  Identificar obras de artistas brasileiros e estrangeiros.
                             Reconhecer, gradativamente, os elementos básicos da linguagem
              INF02IMARTE02
                             musical e visual.
                             Realizar a leitura de imagens a partir da observação dos diferentes
              INF02IMARTE03  códigos de expressão (ponto, linha, textura, cor, plano, forma e
                             volume).
                             Reconhecer e compreender a Arte como uma linguagem que pode
                             ser expressa em várias modalidades como desenho, pintura,
              INF02IMARTE04
                             modelagem, arte cênica, gravura, música, dança, fotografia, litera-
                             tura, cinema, entre outros.
                             Representar,  graficamente,  imagens  paradas,  em  movimento,
              INF02IMARTE05
                             dentro e fora de determinado contexto.
                             Reconhecer informações sobre a Arte em contato com artistas,
              INF02IMARTE06  obras, releituras de obras de artistas de renome, espaços culturais,
                             galerias, museus, reconhecendo a variedade dos produtos artísticos.
                             Reconhecer, gradativamente, a harmonia e a sintonia nos traba-
              INF02IMARTE07
                             lhos artísticos.
                             Conhecer e explorar, gradativamente, a produção de arte e da cul-
              INF02IMARTE08
                             tura regional.
                         A arte na construção da identidade dos estudantes
              INF02IMARTE09  Reconhecer estilos trabalhados relacionando-os com outros estilos.
                             Identificar semelhanças e diferenças nas representações da figura
              INF02IMARTE10
                             humana em diferentes culturas.
              INF02IMARTE11  Descrever composições figurativas (proporções e semelhanças).





              90  Diretrizes para Educação Infantil
   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96