Page 84 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 84

CONHECIMENTO DE MUNDO
                                      Conhecer modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais
                       INF01COMUND27
                                      do presente e do passado.
                                      Identificar elementos da sua identidade cultural, regional e
                       INF01COMUND28
                                      familiar.
                                      Perceber a passagem do tempo através das atividades realizadas
                       INF01COMUND29
                                      no cotidiano.
                                      Observar e registrar mudanças ocorridas nas paisagens ao longo
                       INF01COMUND30
                                      do tempo.
                                      Utilizar diferentes recursos didáticos para a realização de pesquisas,
                       INF01COMUND31
                                      com auxílio, sobre os temas que serão investigados.
                                        MOVIMENTO E CORPOREIDADE
                               Campo de experiências BNCC: Corpo, gestos e movimentos
                                      Explorar um amplo repertório de mímicas, gestos, movimentos
                                      com o corpo, podendo apoiar-se no uso de bolas, pneus, arcos,
                       INF01MOVCOR01
                                      descobrindo variados modos de ocupação e de uso do espaço com
                                      o corpo.
                                      Participar, de modo ativo, de diversas atividades que envolvam
                                      o corpo e de atividades de cuidados pessoais, reconhecendo-o e
                       INF01MOVCOR02
                                      compreendendo suas sensações e necessidades e desenvolvendo
                                      autonomia para cuidar de si.
                       INF01MOVCOR03  Explorar o potencial de seu corpo por meio do movimento.
                                      Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo
                                      atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras: correr,
                       INF01MOVCOR04
                                      subir e descer escadas com facilidade; fazer cambalhota; saltar
                                      dois degraus; sustentar o peso do corpo em elevação; driblar bolas.
                                      Desenvolver coordenação motora dos grandes e pequenos
                                      músculos com progressiva independência: vestir-se e despir-se
                       INF01MOVCOR05
                                      com pouca ajuda; fazer nós em corda; cortar com tesoura; entrar e
                                      passar por dentro de objetos.
                       INF01MOVCOR06  Equilibrar dois ou mais objetos simultaneamente.
                                      Conviver com crianças e adultos em espaços diversos, vivenciando
                       INF01MOVCOR07
                                      os gestos e os movimentos que marcam sua cultura.
                                      Utilizar seu corpo com liberdade e autonomia, imitando os
                       INF01MOVCOR08
                                      elementos e objetos do meio circundante.
                                      Interpretar o significado das diferentes expressões faciais e
                       INF01MOVCOR09
                                      posturas corporais, no contexto.
                                      Desenvolver noções lógicas matemáticas de: próximo/longe,
                       INF01MOVCOR10  forte/fraco, rápido/lento, leve/pesado, a partir da exploração dos
                                      ambientes por meio dos sentidos, verbalizando suas sensações.





                                                   Diretrizes para Educação Infantil  83
   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89