Page 84 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 84
CONHECIMENTO DE MUNDO
Conhecer modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais
INF01COMUND27
do presente e do passado.
Identificar elementos da sua identidade cultural, regional e
INF01COMUND28
familiar.
Perceber a passagem do tempo através das atividades realizadas
INF01COMUND29
no cotidiano.
Observar e registrar mudanças ocorridas nas paisagens ao longo
INF01COMUND30
do tempo.
Utilizar diferentes recursos didáticos para a realização de pesquisas,
INF01COMUND31
com auxílio, sobre os temas que serão investigados.
MOVIMENTO E CORPOREIDADE
Campo de experiências BNCC: Corpo, gestos e movimentos
Explorar um amplo repertório de mímicas, gestos, movimentos
com o corpo, podendo apoiar-se no uso de bolas, pneus, arcos,
INF01MOVCOR01
descobrindo variados modos de ocupação e de uso do espaço com
o corpo.
Participar, de modo ativo, de diversas atividades que envolvam
o corpo e de atividades de cuidados pessoais, reconhecendo-o e
INF01MOVCOR02
compreendendo suas sensações e necessidades e desenvolvendo
autonomia para cuidar de si.
INF01MOVCOR03 Explorar o potencial de seu corpo por meio do movimento.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo
atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras: correr,
INF01MOVCOR04
subir e descer escadas com facilidade; fazer cambalhota; saltar
dois degraus; sustentar o peso do corpo em elevação; driblar bolas.
Desenvolver coordenação motora dos grandes e pequenos
músculos com progressiva independência: vestir-se e despir-se
INF01MOVCOR05
com pouca ajuda; fazer nós em corda; cortar com tesoura; entrar e
passar por dentro de objetos.
INF01MOVCOR06 Equilibrar dois ou mais objetos simultaneamente.
Conviver com crianças e adultos em espaços diversos, vivenciando
INF01MOVCOR07
os gestos e os movimentos que marcam sua cultura.
Utilizar seu corpo com liberdade e autonomia, imitando os
INF01MOVCOR08
elementos e objetos do meio circundante.
Interpretar o significado das diferentes expressões faciais e
INF01MOVCOR09
posturas corporais, no contexto.
Desenvolver noções lógicas matemáticas de: próximo/longe,
INF01MOVCOR10 forte/fraco, rápido/lento, leve/pesado, a partir da exploração dos
ambientes por meio dos sentidos, verbalizando suas sensações.
Diretrizes para Educação Infantil 83