Page 81 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 81
IMAGEM E ARTE
Conhecer alguns elementos básicos como textura, cor, forma, luz e
INF01IMARTE05
sombra, a partir de observação da obra de arte.
Representar diferentes modalidades expressivas (desenho, pintu-
INF01IMARTE06
ra, colagem, modelagem, recorte, dobradura).
Observar as produções próprias, as dos outros estudantes e as di-
INF01IMARTE07 versas obras artísticas com as quais entram em contato, amplian-
do seu conhecimento de mundo e da cultura.
A arte na construção da identidade dos estudantes
Observar, conhecer e realizar a produção artística como forma de
INF01IMARTE08
expressão.
INF01IMARTE09 Descobrir o belo como forma artística.
INF01IMARTE10 Identificar os processos de criação desenvolvidos na sala de aula.
Adotar uma postura de respeito e cooperação ao trabalhar em
INF01IMARTE11
grupo.
Apreciar suas obras de arte e as dos colegas, percebendo-se como
INF01IMARTE12
artistas.
Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da
INF01IMARTE13 pintura, da dramatização, da modelagem, da colagem, desenvol-
vendo o cuidado e o respeito pelo processo de criação e construção.
LETRAMENTO MATEMÁTICO
Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
Números e Operações
INF01LETMAT01 Reconhecer e nomear de forma gradativa os numerais.
Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar
INF01LETMAT02
o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Vivenciar estratégias de quantificação como a contagem, o parea-
INF01LETMAT03
mento e a correspondência termo a termo.
Explorar a linguagem matemática ao quantificar, ordenar e codi-
INF01LETMAT04
ficar.
Explorar quantificadores universais (tudo, nada, pouco, entre ou-
INF01LETMAT05
tros) em situações vivenciadas em seu cotidiano.
Identificar e nomear os números de forma gradativa nos diferentes
INF01LETMAT06 contextos em que se encontram, utilizando-os em seus registros
matemáticos.
80 Diretrizes para Educação Infantil