Page 81 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 81

IMAGEM E ARTE
                             Conhecer alguns elementos básicos como textura, cor, forma, luz e
              INF01IMARTE05
                             sombra, a partir de observação da obra de arte.
                             Representar diferentes modalidades expressivas (desenho, pintu-
              INF01IMARTE06
                             ra, colagem, modelagem, recorte, dobradura).
                             Observar as produções próprias, as dos outros estudantes e as di-
              INF01IMARTE07  versas obras artísticas com as quais entram em contato, amplian-
                             do seu conhecimento de mundo e da cultura.
                         A arte na construção da identidade dos estudantes
                             Observar, conhecer e realizar a produção artística como forma de
              INF01IMARTE08
                             expressão.
              INF01IMARTE09  Descobrir o belo como forma artística.
              INF01IMARTE10  Identificar os processos de criação desenvolvidos na sala de aula.
                             Adotar uma postura de respeito e cooperação ao trabalhar em
              INF01IMARTE11
                             grupo.
                             Apreciar suas obras de arte e as dos colegas, percebendo-se como
              INF01IMARTE12
                             artistas.
                             Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da
              INF01IMARTE13  pintura, da dramatização, da modelagem, da colagem, desenvol-
                             vendo o cuidado e o respeito pelo processo de criação e construção.

                               LETRAMENTO MATEMÁTICO
               Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
                                  Números e Operações
              INF01LETMAT01  Reconhecer e nomear de forma gradativa os numerais.
                             Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar
              INF01LETMAT02
                             o antes, o depois e o entre em uma sequência.
                             Vivenciar estratégias de quantificação como a contagem, o parea-
              INF01LETMAT03
                             mento e a correspondência termo a termo.
                             Explorar a linguagem matemática ao quantificar, ordenar e codi-
              INF01LETMAT04
                             ficar.
                             Explorar quantificadores universais (tudo, nada, pouco, entre ou-
              INF01LETMAT05
                             tros) em situações vivenciadas em seu cotidiano.
                             Identificar e nomear os números de forma gradativa nos diferentes
              INF01LETMAT06  contextos em que se encontram, utilizando-os em seus registros
                             matemáticos.







              80  Diretrizes para Educação Infantil
   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86